| TAG | Filmes de Terror

TAG - Filmes de Terror

Olá, queridos! Tudo bem com vocês?
Dando continuidade à nossa programação do Mês do Horror (#HorrorNoCooltural), resolvi trazer uma TAG que vi no Canal Redatora de M*%$# (assista o vídeo AQUI). Esta TAG foi criada originalmente pela Cicy do Canal da Cicy (assista o vídeo AQUI), vale a pena conferir a resposta de ambas. Mas antes disto, vamos conferir minhas dicas.

Como algumas pessoas já sabem, sou apaixonado por terror e horror, então imaginem quão difícil foi responder estas perguntas um tanto quanto específicas. Fiquei com muita vontade de mencionar muitos filmes (que não aparecerão aqui e que foram importantes para mim), mas não faltarão oportunidades. Como alguns clássicos já são amados por todos, decidi colocar aqueles menos óbvios ou conhecidos. Sem mais delongas, vamos às perguntas!

1- Qual o primeiro filme de terror você lembra ter assistido?

Clique para ampliar
Clique para ampliar

🔪 O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005) – Dirigido por Scott Derrickson.
Não sei exatamente se foi o primeiro, provavelmente eu deva ter visto algum daqueles envolvendo animais gigantes (Aracnofobia ou Anaconda), mas minha escolha foi o primeiro filme de terror que assisti sozinho. E confesso que foi uma experiência assustadora, pois vi na TV de madrugada, mas também libertadora.
Nota: 💚💚💚💚💛

2- Qual o último filme de terror você assistiu?

🔪 No cinema: Corrente do Mal (It Follows, 2015) – Dirigido por David Robert Mitchell.
Este foi uma das grandes surpresas deste ano e já tem resenha no blog, link no título.
Nota: 💚💚💚💚💛

Cena do primeiro filme da franquia "The Human Centipede"
Cena do primeiro filme da franquia “The Human Centipede”

🔪Maratona: A Centopeia Humana I, II e III (The Human Centipede, 2009; 2011; 215). Dirigido por Tom Six.
Fiz a maratona porque descobri que o terceiro e último filme da sequência havia sido lançado. Mas como fazia muitos anos que tinha assistido os filmes anteriores, maratonei e foi incrível.
Nota I: 💚💚💚💚💛
Nota II: 💚💚💚💚💚
Nota III: 💚💚💚💚💛

3- Fale sobre um filme de terror que te surpreendeu positivamente.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

🔪1408 (1408, 2007) – Dirigido por Mikael Håfström.
Depois de O Iluminado (The Shining, 1980), dirigido pelo Stanley Kubrick, filmes cujas histórias se passem em hotéis deixaram de me chamar atenção. Mas acabei dando uma chance para 1408 e amei, simplesmente. Depois de alguns anos fui pesquisar sobre ele e descobri que é adaptado de um conto homônimo de Stephen King, que também escreveu O Iluminado, só então ficou tudo explicado. O conto pode ser encontrado na coletânea Tudo é eventual (Suma das Letras).
Nota: 💚💚💚💚💚

4- Fale sobre um filme de terror que te surpreendeu negativamente.

🔪 Carrie – A Estranha (Carrie, 2013) – Dirigido por Kimberly Peirce.
Esta é uma das minhas histórias favoritas, desde sempre. Foi o primeiro livro de Stephen King que li (Resenha AQUI) e a adaptação, de 1976, é uma das mais fiéis também. Este remake tinha tudo para funcionar, pois a história é incrível, a diretora fez um dos filmes mais emocionantes que conheço – Meninos não choram – e o elenco contava com Chloë Grace Moretz (Carrie) e Julianne Moore (Margaret White). Mas apesar disso, não funcionou pra mim. Moore foi tão mal dirigida que em alguns momentos pensei “O que ela está fazendo?”. E nós do Cooltural adoramos ela, já até falamos dela em outros textos, como: Um Post, Um Personagem #04: A Mulher do Médico (Ensaio Sobre a Cegueira), Marie & Bruce (Idem, 2004) e As Horas (The Hours, 2002).
Nota: 💚💚💚💛💛

5- Qual é o seu personagem de terror favorito?

🔪 Jigsaw, interpretado por Tobin Bell, na sequência Jogos Mortais I-VII (Saw, 2004-2010).
Está é uma das únicas sequências de terror que não gostaria que tivesse ido ao fim. Assim como a maioria dos clássicos, eu só comecei a assisti-la nos últimos 4 anos e desde então sou apaixonado. Gosto muito da genialidade do personagem em criar equipamentos engenhosos e aterrorizantes. Mesmo sem elementos sobrenaturais e sustos, típicos do terror, este é um filme que deixa o telespectador apreensivo e assustado, visto a realidade das cenas. Quem não passou a ter medo de seringas depois do segundo filme, não é mesmo? E diferente dos outros assassinos, este tem um motivo completamente humano e, por vezes, justificável, para seus jogos.
Nota/Média: 💚💚💚💚💛

Tobin Bell, ator que interpreta Jigsaw em "Jogos Mortais"
Tobin Bell, ator que interpreta Jigsaw em “Jogos Mortais”

6- Remake: sim ou não?

Em geral, gosto de remakes, com algumas ressalvas. Gosto dessa ideia de atualizar alguns filmes, em especial aqueles clássicos que foram bem sucedidos algum dia. No entanto, alguns diretores querem tanto deixar a própria “marca” que mudam exatamente o que fez determinado filme se tornar um clássico e tornam sua adaptação uma merda algo ruim. Como citei anteriormente, Carrie tinha tudo para ser ótimo, mas a tal “marca” acabou com essa possibilidade. Já no filme da categoria seguinte, Violência Gratuita, tanto o original como o remake são incríveis. Isto pode ser pelo fato de terem sido dirigidos pela mesma pessoa, não sei, mas que são ótimos, não tenho dúvida.

7- Em qual filme de terror você gostaria de ter atuado?

🔪 Violência Gratuita (Funny Games, 1997; 2007) – Dirigidos por Michael Haneke.
Esses são meus filmes de terror favoritos da vida. Eu gosto de filmes violentos, mas que trazem alguma discussão social de forma secundária. E este foi um dos maiores tapas na minha cara neste aspecto. Mas claro, se eu pudesse atuar neste filme, não desejaria nunca fazer parte da família que recebe a visita de Peter e Paul; queria muito ser um deles!
Nota: 💚💚💚💚💚

Cena do filme "Funny Games" (1997)
Cena do filme “Funny Games” (1997)

8- Quais são os seus 3 melhores filmes de terror?

1º – Medo (Janghwa, Hongryeon, 2003) – Dirigido por Kim Jee Woon.
Nota: 💚💚💚💚💚
2º – A Profecia (The Omen, 1976) – Dirigido por Richard Donner.
Nota: 💚💚💚💚💚
3º – Os Estranhos (The Strangers, 2008) – Dirigido por Bryan Bertino.
Nota: 💚💚💚💚💛


Vocês gostam de terror e horror? Já assistiram alguns dos filmes mencionados? Quem resolver responder, compartilhe a resposta com a gente. Também queremos saber se concordam (ou não) com as respostas aqui citadas. Comentem!

5 comments

  1. Amei essa tag! Pra ser sincera, desde o início não gostei muito da ideia da Chloe como Carrie! E que coincidência: também foi o primeiro livro do King que li!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s