| Resenha | Star Wars: Um Novo Amanhecer, de John Jackson Miller

Star Wars - Um Novo AmanhecerStar Wars tem sido uma constante na vida há algum tempo. No entanto, especialmente nos últimos meses com a chegada de vários livros da franquia ao mercado brasileiro isso tem se intensificado de forma absurda. E com a aproximação da data de lançamento do novo filme, O Despertar da Força, a coisa só piora. Meus amigos mais próximos ou estão se rendendo ao fanatismo ou em breve começarão a me evitar por saturação dessa constante, rs. Mas eu prefiro que optem pela primeira opção, afinal, se tornar uma fã de Star Wars é um caminho sem volta e a avalanche de livros, filmes, séries e tudo mais relacionados à franquia está só começando, ainda bem. Portanto, esse já é e continuará sendo um tema constante por aqui.

Mas o assunto agora não é este, a missão da vez é falar um pouco sobre o livro Um Novo Amanhecer (A New Dawn), de John Jackson Miller. Esse foi o primeiro livro que integrou o Novo Cânone multimídia do universo expandido de Star Wars. Uma aventura que está situada na história oficial que se interliga através dos filmes, séries, quadrinhos e games desse novo universo expandido. A maior parte dos livros já escritos e publicados sobre Star Wars integram o selo Legends, que como o nome já diz devem ser encarados como lendas que não são consideradas na linha do tempo oficial, que tem como fio central os filmes da franquia, seja da trilogia clássica, da trilogia de prequels e dos filmes futuros produzidos sob o crivo da Disney. Mas isso é assunto para outro post, ou para uma série deles.

Kanan e Hera (detalhe da edição americana)
Kanan e Hera (detalhe da edição americana)

Assim sendo, John Jackson Miller foi o primeiro autor autorizado a escrever dentro desse novo universo expandido. Uma escolha feliz por parte da Lucasfilm. Miller não só já escreveu outros livros e quadrinhos da franquia SW, como escreve para franquias como Star Trek, Mass Effect e outras, além de escrever histórias no seu próprio universo fictício, Overdraft. Por aqui, a editora Aleph já publicou Star Wars: Kenobi, assinado por ele. Mas, voltando ao livro em questão.

Um Novo Amanhecer funciona como um prequel para a série de animação Star Wars Rebels. Se na série acompanhamos um grupo de rebeldes liderados por Kanan Jarrus e Hera Syndulla, no livro ficamos sabendo como esses dois se conheceram. Você pode partir dos dois sentidos, do livro para a série ou o contrário. Ambos se complementam, mas não apresentam uma obrigatoriedade um para com o outro, tampouco há spoilers de um para o outro. A animação mantém o espírito da saga mesmo com direcionamento para o público mais jovens e o livro mantém esse espírito.

John Jackson Miller
John Jackson Miller

A trama se passa anos depois da queda da República em Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith. Nesse episódio, Kanan era um jovem padawan treinado pela mestre jedi Depa Billaba. Agora, ele está vivendo na clandestinidade no planeta Gorse, trabalhando como um carregador de barádio para as minas de torilídio na lua Cynda. Gorse é um mundo estranho, um planeta metade iluminado permanentemente com impossibilidade de vida e outra metade em noite eterna, onde vivem os habitantes do planeta. Cynda, sua única lua é a fonte de um dos minerais indispensáveis para a fabricação de naves do Império.

A rotina das minas de torilídio é interrompida com a chegada do conde Denetrius Vidian, um homem dos negócios a serviço do Império. Vidian possui um passado obscuro, teve que passar por várias cirurgias em decorrência de um problema de saúde e muitas partes do seu corpo foram substituídas por equipamentos eletrônicos e tecnológicos, tornando-o uma espécie de ciborgue. É conhecido por prosperar de forma inconvencional, sem medir esforços e maldade para conseguir o que quer. Sua chegada ao planeta Gorse, com o objetivo de intensificar a produção do tal mineral, atrai Hera que já vinha investigando várias ações do Império pela galáxia.

Quando uma das medidas de Vidian ameaça a integridade de Cynda e Gorse, assim como de seus habitantes, inicia-se a aventura e uma corrida contra o tempo para impedir os planos de Vidian. Mas Hera não vai à luta sozinha, Kanan, encantado e apaixonado pela beleza da Twi’lek se junta a ela na empreitada. Ao longo do caminho, juntam-se a eles Skelly, um especialista em bombas que trabalhava nas minas de Cynda, e Zaluna, uma Sullustana especialista em segurança. Cada personagem tem sua motivação própria e isso nos permite conhecer e se identificar ou não com cada um. Nessa aventura, Zaluna foi minha favorita.

Miller consegue manter a essência das aventuras que vemos em Star Wars Rebels, com uma boa dose de humor e drama, sem perder o fio da meada. A aventura está muito bem ambientada em todo o contexto político que se desenvolve após queda da República. Além disso, o autor mantém a mensagem que, ao meu ver, é a principal na série de animação: porque devemos nos preocupar com os outros, mesmo aqueles que são alheios a nós. Os diálogos são bem construídos, as cenas de ação são precisas e a narrativa tem um ritmo cinematográfico e muito visual. Isso porque o autor já tem experiência com esse tipo de narrativa, tanto pelas franquias para as quais escreve, como por trabalhar também com quadrinhos.

Personagens da série Star Wars Rebels
Personagens da série Star Wars Rebels

Um Novo Amanhecer é um ótimo livro para começar a conhecer o novo universo expandido. Isso porque apresenta personagens novos e numa aventura que pode ser tomada como ponto de partida para outras, tanto em livros como nas demais mídias. O único ponto negativo da edição da Aleph é o fato de que 0 tradutor, Caco Ishak, pecou na escolha de certas palavras para manter um tom informal e descolado na narrativa, o que de certo modo me incomodou profundamente. Ignorando isso, o livro em si é uma das melhores aventuras de Star Wars que já li, Miller não deixa nada a desejar.

Se você quer muito começar a ler os livros de Star Wars e não sabe por onde começar, essa é uma boa dica. Além de introdutório, a trama é muito boa. Vale a pena ler, com exceção do meu problema com a tradução, a edição da Aleph está impecável e obedece a um padrão de qualidade que a editora vem dominando com sucesso.

Nota: 💚💚💚💚💚

Trailer de Star Wars Rebels

Ficha Técnica

Star Wars - Um Novo AmanhecerTítulo: Star Wars: Um Novo Amanhecer
Título Original: Star Wars: A New Dawn
Autor(a): John Jackson Miller
Tradução: Caco Ishak
Editora: Aleph
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2014
Páginas: 424
Skoob: Adicione
Leia um trecho: AQUI
Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s