| Resenha | Star Wars: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda, de Alexandra Bracken

Star Wars - A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda (Part01)

A jornada para Star Wars: O Despertar da Força continua. Estamos a praticamente um mês da estreia. 🙌 É tempo de maratonas e releituras, mas também é tempo de correr contra o tempo. Nunca é tarde demais para começar, então se você nunca passeou por essa galáxia muito, muito distante, pode começar agora. E se quiser, pode até começar por este livro do qual pretendo falar aqui, muito embora eu sugira que comece pela trilogia clássica de filmes, sempre. Antes de ir em frente, devo dizer que A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda é uma novelização young-adult bem feita do episódio IV, Uma Nova Esperança.

Eu preciso dizer, antes de mais nada, que é bem feita por dois motivos. Um deles é pelo fato de ser uma forma de apresentar o começo de tudo para o público mais jovem. Segundo por vender a ideia de uma recontagem do filme de forma nunca antes vista. Logicamente, essas duas coisas me deixaram um pouco receoso a princípio. Mas preciso dizer que Alexandra Bracken me surpreendeu da forma mais positiva que podia. Não obstante, me surpreendeu mais ainda pelo fato de eu não ter curtido nem um pouco os outros dois volumes dessa trilogia recontada, mas falarei sobre os outros títulos individualmente depois.

Star Wars - A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda (Part02)

Nessa trilogia direcionada para o público mais jovem, os autores tiveram a liberdade de contarem suas versões como bem entendessem. Alexandra não só acertou nas suas escolhas, como nos deu realmente uma versão nunca vista, sem perder a essência e sem fugir do que é Uma Nova Esperança em toda a franquia: o começo de tudo. O livro é dividido em três partes, cada uma narrada sob o ponto de vista dos três protagonistas: Leia Organa, Han Solo e Luke Skywalker, nessa ordem. Dessa forma, vamos acompanhando a trama por partes, de forma a ignorar o que estava acontecendo com Luke durante a maior parte do livro, já que seu ponto de vista só aparece no final. Mas isso não seria um ponto negativo? Com certeza NÃO.

Alexandra Bracken consegue nos segurar até o final além de nos fornecer cenas inéditas dos protagonistas. Um exemplo é a forma como Leia teve que lidar com sua prisão e a destruição do seu planeta, aqui conseguimos ir mais fundo em suas expressões e reações. À medida que os pontos de vista mudam, a autora consegue unir as tramas paralelas numa só, de forma a não deixar passar nada, recapitulando tudo que aconteceu com o personagem atual enquanto estávamos acompanhando o anterior. Como eu esperava menos, achei brilhante a ideia da autora.

Star Wars - A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda (Part03)

Não pretendo descrever nada da sinopse do livro aqui. Isso porque a autora se baseou de perto no roteiro original do filme. Muitos diálogos são preservados, mas toda a narrativa ganha um tom mais despojado e de fácil entendimento para quem realmente está começando com Star Wars. E uma das coisas mais legais é a forma como a autora brinca com os estereótipos por trás dos protagonistas: uma princesa durona, um cafajeste e um garoto da fazenda que quer descobrir o mundo, ou melhor, a galáxia. E o objetivo da autora ao brincar com isso é justamente mostrar que Leia, Han e Luke estão além dos estereótipos, mesmo permanecendo atrelados a eles. São personagens que permanecem vivos e com os quais podemos nos identificar de uma forma ou de outra, uma tríade que se completa em muitos aspectos.

Alexandra já havia sido publicada aqui no Brasil com seu super elogiado young-adult Mentes Sombrias (The Darkest Minds). Uma jovem escritora com um talento muito promissor, vale ficar de olho. Além da narrativa, o livro traz diversas ilustrações assinadas por Ralph McQuarrie e Joe Johnston, como as que ilustram esse post. Inevitavelmente voltarei a falar deste livro quando resenhar os outros dois volumes da trilogia. Não pude deixar de usar este como comparação para os demais, que me decepcionaram por motivos distintos. Até lá, vale conferir este, seja para conhecer ou relembrar.

Nota: 💚💚💚💚💚

Trailer Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança

Ficha Técnica

Star Wars - A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da FazendaTítulo: Star Wars: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda
Título Original: Star Wars: The Princess, the Scoundrel, and the Farm Boy
Autor(a): Alexandra Bracken
Ilustrações: Ralph McQuarrie e Joe Johnston
Tradução: Álvaro Hattnher
Editora: Seguinte
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2015
Páginas: 264
Skoob: Adicione
Leia um trecho: AQUI
Compare e compre: Buscapé | Amazon

2 comments

    • Oi Nathália,
      Eu estou cheio de ansiedade pelo filme. Eu gostei muito desse livro, agora quero ler mais coisas da autora, especialmente a série The Darkest Minds.
      Beijos😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s