| Resenha | Dorme, menino, dorme, de Laura Herrera

Dorme, Menino, Dorme (Ilustração 02)

A literatura infantil sempre me causou fascínio, uma constante que me acompanha até hoje. Tive a oportunidade e a curiosidade de aprender a ler muito cedo. Lembro que aos meus sete anos eu queria ler tudo que encontrasse pela frente, principalmente se os livros tivessem ilustrações bonitas. Infelizmente, não consigo lembrar da maioria dos títulos que lia naquela época. Mas o fato é que, hoje, sempre que pego um livro infantil no formato álbum ilustrado fico fascinado, mesmo que não tenha mais do que uma ou duas frases por página.

E é por isso que a cada ano fico feliz com a iniciativa Leia para uma criança da Fundação Itaú Social, que distribui livros infantis gratuitamente. Comecei a acompanhar o projeto ano passado. Sempre que os livros chegam é um prazer não apenas compartilhar as história com os pequenos ao nosso redor, mas também é um deleite pessoal e uma forma de preservar a memória de como tudo começou. Dorme, menino, dorme da chilena Laura Herrera, ilustrado por July Macuada, foi um dos títulos escolhidos para esse ano.

Dorme, Menino, Dorme (Ilustração 01)

O livro é um álbum ilustrado que traz uma cantiga de versos curtos e rimados. Para a construção do ritmo e da forma, a autora se baseou na clássica cantiga de ninar inglesa Hush, Little Baby. Enquanto na versão original o propósito é manter a criança quieta, na versão de Herrera o objetivo é acalmar a criança em relação aos temores noturnos. Todavia, ambas falam sobre o medo da perda por parte das crianças, o que incita o narrador a prometer várias coisas na possibilidade da promessa anterior não funcionar. No livro de Herrera, as soluções propostas pela mãe possuem teor sentimental, enquanto na versão inglesa as promessas são materiais, em sua maior parte brinquedos.

Laura Herrera se utiliza ainda de elementos tradicionais da cultura chilena, o que é bem interessante. Esse ar bucólico e rural é precisamente expresso pelas belas ilustrações de July Macuada. Para este trabalho, a ilustradora viajou pelas regiões de Chiloé e Valdivia, que são representadas pela forte presença do cenário verde e vegetal, hábitos da vida no campo, além da forte presença do mar. O título chegou ao Brasil com tradução de Cecilia Guida, pela editora Livros da Matriz, que estreou esse ano no mercado editorial. Se você tem um pequeno e/ou uma pequena com medo de dormir à noite, talvez esse livro seja uma boa leitura para compartilhar com eles.

Nota: 💚💚💚💚💛

Leia para uma criança

Coleção - Leia para um criança (Itaú)

Essas são dicas da Fundação Itaú Social, compartilhadas através da Coleção Itaú Criança:

👑 Apresente para a criança histórias com diferentes temas e diversos formatos, como contos, fábulas e poesias.

👑 Os assuntos que despertam o interesse da criança vão mudando. Procure livros que falem desses assuntos.

👑 A faixa etária de um livro é apenas indicativa. Você conhece a criança melhor do que ninguém.

 👑 Deixe que a própria criança também escolha as histórias que vai ouvir você ler. Isso estimula a independência dela.

👑 É sempre bom conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor as emoções para a criança, respeitando o ritmo do texto e o sentido da história.

Ficha Técnica

Dorme, Menino, DormeTítulo: Dorme, menino, dorme
Título Original: Duerme, niño, duerme
Autor(a): Laura Herrera
Ilustrações: July Macuada
Tradução: Cecilia Guida
Editora: Livros da Matriz
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2013
Páginas: 32
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

15 comments

  1. Adorei! Infelizmente não comecei a ler tão cedo, mas antes tarde do que nunca! E infelizmente (novamente) faz quase dois meses que solicitei os meus livros e não chegou nenhum😦 O jeito é esperar ano que vem e solicitar novamente.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Rafaella,
      Eu me sinto muito sortudo e feliz por ter tido a oportunidade começar tão cedo. Tive muitas histórias legais de lá até aqui. Mas nunca é tarde, né?😉
      Sobre os livros, se você solicitou, eles vão chegar. Às vezes demora, pois eles mandam na ordem de solicitação. Espero que cheguem.
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Por favor, estou para ficar louca porque perdi a coleção do ano passado. quero muito os livros. Ja esgotaram na fundação como faço pra conseguir.

    Curtir

  3. Preciso comprar o livro dorme menino dorme alguém sabe onde encontro? Já pesquisei na internet só aparece na Saraiva mas está esgotado. Ano passado consegui no Itaú social mas meu filho gosta tanto que eu tenho que ler todos os dias e o que eu tenho está faltando pedaços já de ta o surrado rs

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s