| Resenha | Star Wars: Então Você Quer Ser um Jedi?, de Adam Gidwitz

Star Wars - Então Você Quer Ser um Jedi (Parte02)

Então você quer ser um Jedi? Ou quem sabe um Sith? Para ser um Jedi, primeiro você precisa ser um Padawan. E se alguém disse pra você que já é tarde demais, que já tem muita coisa pra acompanhar e tudo mais, lembre-se que Luke Skywalker não começou seu treinamento Jedi quando criança como geralmente acontece. Eu pergunto isso porque este livro, segundo volume da trilogia Star Wars como você nunca viu, tem como principal objetivo apresentar uma versão da trilogia clássica especialmente para quem está começando. Mas diferentemente do primeiro volume, que tinha uma abordagem mais young-adult, este é direcionado literalmente para as crianças, ou melhor, os pequenos Padawans.

E isso é apenas um dos pontos que fizeram com que esse livro não funcionasse para mim. Preciso listá-los: (1) eu esperava algo semelhante ao anterior, ou pelo menos com uma narrativa semelhante; (2) além do fato de o livro ser narrado em segunda pessoa, algo com o qual tenho um problema pessoal que já comentei aqui; (3) e também porque O Império Contra-Ataca é um dos meus filmes favoritos, especialmente pela quantidade de informações importantes (leia-se chocantes, quando vi) da saga. Mas o livro é ruim mesmo? Não sei. Não estou dizendo que é ruim, apenas que não funcionou comigo. Provavelmente vai funcionar com os pequeninos.

Star Wars - Então Você Quer Ser um Jedi (Parte03)

A trama começa logo após os acontecimentos de A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda (ou Uma Nova Esperança), com os rebeldes instalando sua nova base no planeta gelado Hoth. O Império descobre a localização dos rebeldes através de um dos droides-sonda enviados para rastrear a Aliança. Dá-se início a uma rápida batalha entre Walkers, X-wings e Y-wings e os rebeldes fogem para procurar um novo local para discutir os planos para derrotar o Império. Após quase morrer em Hoth, Luke vai para o planeta Dagobah iniciar seu treinamento Jedi com o mestre Yoda. E o resto ou você já deve saber ou vai descobrir após a leitura. Eu só precisava chegar até o Luke, já que na narrativa em segunda pessoa, o leitor é quem dá vida ao personagem:

Você está usando uma jaqueta grossa de fibra sintética, um colete por cima, um gorro e óculos de proteção. Esse é o uniforme dos rebeldes quando estão patrulhando o planeta, montados num dos conhecidos tontos de Hoth. (São aqueles lagartos imensos que andam com as patas traseiras. Você sabe disso porque é Luke Skywalker, certo? Mas estou te lembrando).
Adam Gidwitz, Star Wars: Então Você Quer Ser um Jedi?, pág. 19.

Sou só eu que se incomoda um pouco com esse esse tipo de narrativa? Se você não lembra de ter lido nenhum livro assim, talvez seja uma oportunidade de tentar. A utilização do você na narrativa é comum nos chamados livros-jogo de RPG, que eram bem comuns há um tempo atrás. A proposta do autor é fazer com que o leitor se aproxime do personagem. Que ao assumir o seu papel, o leitor possa conhecê-lo melhor e compartilhar das suas emoções. E como eu já disse, pode ser que funcione muito bem com o público infantil.

Star Wars - Então Você Quer Ser um Jedi (Parte05)

A ideia de escrever algo nesse formato vem da liberdade dada aos autores convidados pela Lucasfilm para escreverem versões para a trilogia clássica como o público nunca viu. Assim, cada um pôde trilhar o caminho pelo qual acreditava que seria o mais interessante para contar sua versão. Alexandra Bracken nos contou o início de tudo sob o ponto de vista dos protagonistas explorando seus estereótipos; Gidwitz nos trouxe essa versão sobre a qual vos falo; e Tom Angleberger nos traz uma versão detalhada e bem humorada do último episódio da trilogia clássica.

Além da narrativa diferente, o autor intercala os capítulos com missões cujo propósito é treinar o jovem Padawan na arte de ser um Jedi. Essa é outra ferramenta usada pelo autor e que não funcionou comigo, mas que pode ser bem recebida pelas crianças e garantir boa diversão. A coisa mais legal dessas releituras dos filmes de Star Wars é a sensação de nostalgia que elas trazem. Por mais que não tenha me identificado como eu gostaria, foi divertido entrar de novo nessa aventura. Principalmente agora, a menos de um mês para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força. Se você tem um jovem Padawan em casa, esse livro poderá ajudar a iniciá-lo no domínio da Força. Outro ponto muito positivo são as ilustrações assinadas por Ralph McQuarrie e Joe Johnston, como as que ilustram este post.

E vocês já leram essas releituras? O que acharam? Estão ansiosos para o novo filme? Me contem tudo… 😉

Leia mais resenhas e posts sobre Star Wars clicando aqui.

Nota: 💚💚💚💛💛

Trailer Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca

Ficha Técnica

Star Wars - Então Você Quer ser um Jedi
Clique para ampliar

Título: Star Wars: Então Você Quer Ser um Jedi?
Título Original: Star Wars: So You Want to Be a Jedi?
Autor(a): Adam Gidwitz
Ilustrações: Ralph McQuarrie e Joe Johnston
Tradução: André Conti
Editora: Seguinte
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2015
Páginas: 272
Skoob: Adicione
Leia um trecho: AQUI
Compare e compre: Buscapé | Amazon

 

6 comments

    • Oi Rodrigo,
      Poxa, o que você está esperando? Bom, se você quiser realmente começar, eu sugiro que veja primeiro os filmes, a trilogia clássica e depois a trilogia de prequels. Só então partir para os livros, dessa forma acho que é mais legal para começar e acho que você pode gostar.
      Fico feliz que goste do blog, volte sempre.😀
      Abraço!

      Curtir

    • Oi Lili,
      Eu acho que você vai curtir os livros de Star Wars, especialmente os livros do Novo Cânone. É sempre bom poder unir personagens que a gente gosta de acompanhar ao hábito (vício) de ler.
      Esse não funcionou comigo, mas eu gosto de quase todos os livros de Star Wars.😀
      Beijos!

      Curtir

    • Oi Sabrina,
      Assista. Você vai adorar. Eles serão disponibilizados no Netflix agora em dezembro, se não me engano. Nunca é tarde. 😊
      Beijão 😘

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s