| Resenha | Star Wars: Alvo em Movimento, de Cecil Castellucci e Jason Fry

SW - Alvo em Movimento (2)

A Força despertou! Finalmente chegou o dia da estreia e muitos fãs já tiveram a oportunidade de assistir ao filme, outros o farão até o fim do dia ou durante os próximos sete dias. A movimentação em torno do lançamento desse filme foi colossal, muitos mistérios, muito suspense e muitas pistas sobre o verdadeiro enredo de O Despertar da Força. Parte dessa força-tarefa foi o lançamento dos livros sob o selo “Jornada para Star Wars: O Despertar da Força”, sobre a qual eu falei um pouco aqui e aqui. Esse livro é um deles, é também o terceiro volume da trilogia lançada pela Editora Seguinte que conta aventuras inéditas dos protagonistas da trilogia clássica.

Mas antes de continuar falando sobre o livro, devo adiantar que dos três este é de longe o melhor. Embora os três tratem-se de aventuras rápidas voltadas para um público jovem-adulto, este é o que consegue manter de forma mais fiel o espírito de Star Wars, por vários motivos que abordarei a seguir. O primeiro deles é o fato de que, apesar de focar na Princesa Leia, a aventura é protagonizada por um time, evocando o trabalho em equipe tão caro às boas histórias de Star Wars (Um Novo Amanhecer, Star Wars Rebels, Marcas da Guerra, etc).

Diferentemente dos dois volumes anteriores, este se passa entre O Império Contra-Ataca O Retorno de Jedi. Mais especificamente, durante o planejamento do ataque à segunda Estrela da Morte que culminou com a Batalha de Endor, grande divisor de águas na história de Star Wars. Enquanto a Aliança planeja o ataque, Leia elabora um plano para despistar o Império e sai em missão com um grupo de Rebeldes para implantar informações falsas sobre uma reunião da resistência ao longo de três planetas: Basteel, Sesid e Jaresh. [Fiquei imaginando que Sesid seria um planeta que eu gostaria muito de visitar. Por favor, mais aventuras em Sesid]. 🙏

Para acompanhar a Princesa, a líder da Aliança, Mon Mothma, designa um grupo de especialistas: o piloto sullustano Nien Nunb, a operadora de comunicações cereana Kidi Aleri, o técnico reparador abednedo Antrot e o soldado de elite dresselliano Lokmarcha. Cada um com sua personalidade, seus medos, angústias e anseios fazem com que a missão ganhe vida e emoção. Da mesma forma, as diferenças de cada um fazem com que Leia reflita sobre o seu papel como um ícone da Aliança e amadureça em relação aos sacrifícios necessários ao longo da empreitada de derrubar o Império Galáctico.

Jpeg

Nesse livro, Leia nos relembra o que Star Wars realmente significa para as pessoas. Esse poder que a Força tem de nos manter unidos e de que fazer o bem é, acima de tudo, se importar com os outros além de si mesmo. É o bem (coletivo) em detrimento do bom (individual). Essa aventura também preenche algumas lacunas entre os episódios V e VII. A saber, o que houve antes do resgate de Han Solo colegado em carbonita no castelo de Jabba, ou porque o Império tão grande não suspeitou dos planos da Resistência Rebelde. Além disso, o livro tem um final eletrizante, cheio de suspense e emoção, foi difícil segurar as lágrimas, mesmo sabendo tudo que veio depois.

Assim como os dois volumes anteriores, Alvo em Movimento traz algumas pistas sobre O Despertar da Força. Os principais pontos observáveis são o fato de Leia ser a atual Líder da Resistência, ter um novo droide, PZ-4CO, que a está ajudando a registrar suas memórias; e de o major Ematt (introduzido em A Missão do Contrabandista) ser próximo a ela nesse novo período de guerra. No epílogo, Leia e Ematt discutem sobre o “melhor piloto” da Resistência, Poe Dameron (interpretado no filme por Oscar Isaac), e sobre o que está acontecendo em Jakku. A edição da Seguinte é lindamente ilustrada por Phil Noto. Esse, com certeza, é um livro de Star Wars que vale a pena!

Nota: 💚💚💚💚💚

Trailer Star Wars: O Despertar da Força

Ficha Técnica

Star Wars - Alvo em MovimentoTítulo: Star Wars: Alvo em Movimento
Título Original: Star Wars: Moving Target
Autor(a): Cecil Castellucci e Jason Fry
Ilustrações: Phil Noto
Tradução: Érico Assis
Editora: Seguinte
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2015
Páginas: 248
Skoob: Adicione
Leia um trecho: AQUI
Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s