| Lista | As 10 Melhores Leituras de 2015 (José Mailson)

IMG_20160109_131605.jpg

Olá, pessoal! Tudo bem nesse novo ano?
Como gosto de fazer todo fim de ano, realizei um balanço de todas as minhas leituras e posts realizados em 2015 e, como gosto de compartilhar coisas boas com vocês que acompanham o blog, decidi – assim como fiz ano passado um post para As 10 Melhores Leituras de 2014 – este ano apresentarei as leituras que mais me marcaram ao longo de 2015.

Ao fazer a lista, fiquei muito feliz ao perceber que todos os livros que serão mencionados abaixo já foram resenhados aqui, assim vocês poderão saber um pouco mais sobre como foram minhas experiencias e sensações durante cada uma das leituras. É claro que muitas leituras tão maravilhosas quanto as que serão citadas aqui tiveram que ficar de fora, mas provavelmente elas serão lembradas posteriormente ao longo dos posts que virão. No mais, espero que gostem da lista e, caso ainda não conheçam as histórias, deem uma passada nas resenhas (links nos títulos). Confira a lista:

O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird)1. O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Apesar de toda a bloggosfera estar se referindo à nova edição deste livro, eu estava um pouco resistente à leitura – apesar de querer bastante. Mas durante a Maratona Literária de Inverno 2015 acabei lendo Claros Sinais de Loucura, de Karen Harrington, no qual a protagonista, Sarah, escreve algumas cartas para Atticus, personagem de Harper Lee. E foi assim que iniciei, quase imediatamente a leitura deste incrível romance. Neste, a história toda é narrada sob a óptica de Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, uma criança órfã de mãe e que vive apenas com seu pai Atticus, seu irmão Jem e a cozinheira Calpúrnia. E é desta forma que somos colocados de frente com temas sociais bem complexos, como: racismo, intolerâncias, conservadorismo, a Grande Depressão de 1929, entre outros tantos.
Nota: 💚💚💚💚💚

2. O Quinze, de Rachel de Queiroz

O Quinze, de Rachel de Queiroz (Círculo de Livro)Leitura realizada de forma integral durante  minha viagem para Teresina-PI, já no mês de Dezembro. Lançado originalmente em 1930, o romance traz a história de homens, mulheres e crianças na luta com o sertão cearense – intercalando momentos entre o Quixadá e suas redondezas, e Fortaleza. Rachel de Queiroz foi uma grande surpresa para mim e também servirá como porta de entrada para a leitura de outros romances de temática semelhante.
Nota: 💚💚💚💚💚

3. Sr. Daniels, de Brittainy C. Cherry

Sr. DanielsA culpa toda foi da Maraíse Almeida, do Blog Menina da BahiaSr Daniels, foi um dos livros mais lindos e emocionantes que já li na vida. O livro traz a história de Ashlyn Jennings, uma adolescente que acaba de perder a irmã gêmea (Gabrielle) para a leucemia e, por conta do problema da mãe com o álcool, é enviada para morar com o pai. Nesta mudança, ela conhece Daniel Daniels. No romance é possível encontrar uma quantidade significativa de personagens bem construídos e, mesmo os secundários, receberam uma atenção especial por parte da autora. Com isso, quero dizer: Ryan ❤ .
Nota: 💚💚💚💚💚

4. Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi AdichieEste foi um dos livros mais incríveis que li e, com ele, pude escrever um dos text0s mais completos (dentre todos os que já escrevi) para o blog. Este livro nada mais é que o discurso feito pela Chimamanda no programa TEDxEuston, que funciona como um “talk show” onde estudiosos vão para compartilhar ideias das mais variadas [ciência, tecnologia, direitos humanos, entre outros]. Tanto o livro/discurso quanto meu texto são um convite para todos(as) a serem feministas e a lutarem pela não diferenciação de gênero.
Nota: 💚💚💚💚💚

5. A Cidade Murada, de Ryan Graudin

A Cidade Murada, de Ryan Graudin

Este romance foi inspirado numa cidade real, Cidade Murada de Kowloon(Kowloon, Hong Kong), e assim como esta, a fictícia Hak Nam (Seng Ngoi) também é uma cidade dentro de uma cidade. Ou seja, ambas são cercadas por muros de concreto onde um conjunto de blocos sólidos estão empilhados em ruínas e cuja administração pública não possui nenhum poder. Em resumo, a história em questão é narrada por Jin Ling (uma menina que fugiu para a cidade murada na esperança de encontrar a irmã), Mei Yee (irmã adolescente de Jine que se encontra nas dependências do bordel mais famoso da cidade) e Dai Shing (um adolescente que possui um segredo que o assombra e mantém preso à cidade murada). Só por isso dá para sentir a angustia que se sente durante a leitura.
Nota: 💚💚💚💚💚

6. O Vilarejo, de Raphael Montes

O Vilarejo de Raphael Montes

Sou super fã do Raphael e seus livros sempre aparecem na lista das melhores leituras. E em 2015 não foi diferente com O Vilarejo. Diferente das outras publicações do autor, este é uma coletânea de contos formada por sete histórias de sete pessoas diferentes, porém, todas ligadas pelo fato de habitarem o mesmo vilarejo —  sucumbido pelo frio, terror e fome. Além disso, Montes nomeou cada um dos contos com um pecado capital e fez uma ligação de cada um dos pecados a um demônio, responsável por invocar o mal nas pessoas. Ficou incrível!
Nota: 💚💚💚💚💚

7. Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

Objetos Cortantes, de Gillian Flynn(2)Apesar do sucesso de  Garota ExemplarObjetos Cortantes foi o primeiro romance da autora que li. Narrado em primeira pessoa, temos como protagonista a jornalista policial Camille Preaker, que trabalha em um jornal não muito popular em Chicago e seu editor, na tentativa de aumentar o número de leitores, a envia para a pequena cidade Wind Grap, no Missouri, para que ela faça uma matéria sobre um assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra, e, se possível, descobrir se existe alguma relação entre os dois casos. Como já era de se esperar, dado seu sucesso, Flynn me surpreendeu e me conquistou.
Nota: 💚💚💚💚💛

8. O Grito, de Wilson Costa

O GritoEste é um romance espírita homossexual que acompanha a vida de dois casais. O primeiro, Fausto e Arturo, que se conheceram ainda na adolescência; e o segundo, Sara e Anita, que se conheceram no metrô em um dia chuvoso. audacioso da parte do autor trazer duas histórias centrais extremamente complexas. Meu resumo ficou bem simples, mas devo confessar que achei bem audacioso da parte do autor trazer duas histórias centrais extremamente complexas, mas ele consegue conduzir as histórias de forma magnífica.
Nota: 💚💚💚💚💛

9. A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula K. Le Guin

A mão esquerda da escuridão, de Úrsula K. Le Guin

Esta foi a leitura mais diferente do ano, uma vez que a ficção-científica ainda não conquistou completamente meu coração. Neste temos um narrador-protagonista, o emissário Genly Ai, o qual é enviado para um dos planetas que ainda não fazem parte da organização geral deste universo (o Ekumen), a fim de convencê-lo a firmar aliança. No entanto, Gethen, também chamado de planeta Inverno, possui não só leis e normas específicas, mas também uma espécie de humano bem diferente dos demais planetas. Isto é, os humanos (homens e mulheres) são um só e nenhum ao mesmo tempo, não possuindo sexo definido e, como resultado, não há qualquer forma de discriminação de gênero. Só por conta disto, esta é uma das leituras que mais recomendo.
Nota: 💚💚💚💚💛

10. Pipe Dreams: Sair de Golconda, de CD Vallada

Pipe Dreams Sair de GolcondaO romance conta a história de Edward, um garoto que acorda inconsciente na beira de um lago. Confuso e sem muitas alternativas, o menino segue o médico que o encontrou mesmo sem entender nada, com o objetivo de descobrir o que realmente aconteceu e porque foi parar naquele lugar “diferente”. Esta foi uma das leituras mais divertidas do ano, com certeza. Vale destacar que Pipe Dreams é bastante inspirado nas obras do pintor surrealista belga René Magritte. Seus quadros com imagens fantásticas e metáforas reflexivas foram essenciais para a realização do livro.
Nota: 💚💚💚💚💛


Bom, espero que tenham curtido. Agora, vamos começar as leituras de 2016? Quem desejar, estarei fazendo a contagem de leituras no Instagram do Blog. Feliz ano novo a todos(as)!

6 comentários

  1. O importante é perceber que além de fornecer ao leitor uma proposta inovadora e diversificada de leituras, percebo também uma manifestação de interesses e desejos nas resenhas expostas. Parabéns a equipe do Blog e em especial a Mailson por manifestar tão bem suas leituras para uma relevância além do ato de ler.

    Curtir

    • Obrigado pelas belas palavras, Aglailton.

      Isso é sinal que nosso esforço em trazer bom conteúdo está tendo algum resultado. Fico feliz que tenha gostado da proposta e indicações.

      ^^

      Curtir

  2. Hmmm, lista interessante! Ando louca para ler O Vilarejo (me falaram muitoooo bem do livro e só vi resenha animal dele na blogosfera) e também quero ler algo da Gillian Flynn (nunca li nada dela!). Como tenho curtido muito sci-fi, fiquei curiosa com relação ao livro da Le Guin, nunca li nadinha dela, mas é um dos nomes clássicos do gênero, então acho que deve valer muito a pena conhecer. ^^

    Beijos, Livro Lab

    Curtir

    • Olá, Aline.

      Exceto “O Vilarejo”, pois já conhecia a escrita do Raphael e esperava coisa boa, esses outros que você mencionou foram grandes surpresas. E fico muito feliz que tenha gostado da lista!

      Beijos

      Curtir

  3. Que Lista massa!
    “Objetos Cortantes” também esteve entre minhas melhores leituras do último ano.Certeza que um dia vou reler. “O Sol é para todos” e “O Vilarejo” por sua causa,está na minha wishlist,e PRECISO ler ainda esse ano. Dos que eu não conhecia “Pipe Dreams”,”O Grito” e “A Mão esquerda da escuridão” são os que me chamaram mais atenção e logo quero saber mais.
    Que 2016 seja repleto que ótimas leituras 🙂
    Beijo;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um Comentário