Por que assistir ao filme “O Menino e o Mundo”?

O Menino e o Mundo.png

Olá, pessoal! Tudo bem?
Como a maioria de vocês já deve saber, no dia 28 de Fevereiro acontecerá a premiação do Oscar 2016 e, como a grande maioria, também pensei em maratonar os filmes indicados. Mas, considerando minha rotina e que estou em final de semestre, isso não foi possível. Contudo, um amigo meu vem (há bastante tempo, por sinal) me pedindo para dar uma chance a uma das animações que está concorrendo ao prêmio de Melhor Filme de Animação, dirigido por Alê Abreu. Como tirei o feriado de Carnaval para colocar as leituras em dia e, se possível, assistir alguns filmes e séries, acabei dando a oportunidade para este filme que foi uma das animações mais fofas e emocionantes que já vi (depois de Wall-E e Up!, claro!).

Como esta animação é cheia de possíveis interpretações, ainda não me sinto pronto para uma crítica mais detalhada. Porém, não queria deixar passar a oportunidade de apresentar à vocês O Menino e o Mundo (80 min.), produzido em 2013, mas só agora teve sua qualidade reconhecida (e consequentemente divulgada) por uma das premiações mais importantes do cinema mundial.O Menino e o Mundo.jpg

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Além de emocionante, como já é de se esperar só com a sinopse, o filme ainda ganha o expectador através das cores e do tipo de traço utilizado. Assim, esta é uma animação diferente daquelas que vêm sendo produzidas atualmente, onde a tecnologia vem em primeiro lugar. Para O Menino e o Mundo, o artista escolheu traços simples (beirando a infantilidade) para trabalhar temas polêmicos, como o capitalismo, o processo de migração, o aumento da produção de lixo, entre outros. Só com isso, já temos uma fotografia lindíssima. Mas o diretor Alê Abreu torna o filme simplesmente completo a partir da escolha da trilha sonora, assinada por Gustavo Kurlat e Ruben Feffer.

No mais é esperar que todos assistam e que apreciem este filme que, antes de mais nada é uma belíssima obra de arte. Confiram o trailer e depois comentem o que acharam!
Nota: 💚💚💚💚💚

Trailer

Ficha Técnica

O Menino e o Mundo (Cartaz)
Clique para ampliar

Título: O Menino e o Mundo
Outros Títulos: Boy & the World
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Gênero: Animação, Aventura, Nacional
Origem: Brasil
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre

10 comments

  1. O que falar de um filme tão maravilhoso como esse?….. Fico de fato sem palavras, pois o menino retratado na história representa uma singularidade e pluralidade de conceitos e emoções ao mesmo tempo. Quantas vezes nos deparamos pensando e sonhando com ambientes mais simples, porém, ambientes agradáveis, que nos façam compreender que a vida está para além de uma chuva de imposições que a sociedade nos impõe? Com traços tão simples e de grande distância o filme O Menino e o Mundo aborda uma aproximação filosófica e crítica de uma realidade tão cruel que é essa que vivemos. Recomendo para todos e todas essa animação e acredito que assim como me proporcionou um amadurecimento e uma tomada de consciência, ele pode produzir outras reflexões.

    Parabéns Cooltural por trazer abordagens culturais e artísticas de grande relevância.

    Curtir

  2. Ei Mailson, eu acho que o mais improvável, no que menos se aposta (que seria essa animação) pode levar a estatueta. Vamos torcer, mas que vai ser uma grande surpresa, vai!
    Fernanda Montenegro vai surtar, rsrsrs

    Kisses!

    Curtir

    • Fico tão feliz quando essas coisas acontecem!!
      Gosto de perceber que as pessoas também estão se interessando mais por curtas e pequenas produções, e não apenas os “grandes filmes”

      Obrigado pelo comentário!
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

    • Assim que assistir, deixe-nos um feedback!
      Espero que goste tanto quanto eu gostei desse filme.

      Um dos mais fofos da vida, com certeza!!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s