| Resenha | Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski
Bernardo Kucinski

– É curioso como um mesmo espaço pode ser palco de situações tão diferentes, conforme o momento histórico.
Bernardo Kucinski, Você vai voltar pra mim e outros contos, pág. 123.

Conheci essa antologia e, consequentemente, seu autor através do Projeto Lendo a Ditadura, o qual tem por objetivo “ler e resenhar obras da literatura brasileira que abordem o período da Ditadura Militar no Brasil”. Esse projeto foi desenvolvido por um grupo de amigos, do qual eu não faço parte, mas como a ideia é muito boa, achei que seria interessante compartilhar com vocês. O projeto surgiu ano passado, após aquelas manifestações pedindo a volta da Ditadura. Como conhecia poucas coisas que abordassem esse período, acabei pegando algumas dicas e hoje estou aqui para falar de uma delas.

Composto por 24 contos, essa antologia traz uma narrativa crua, quase poética, sendo todas as histórias descritas em terceira pessoa. Isso fez com que o autor não medisse esforços para denunciar (se é que ainda fará algum efeito) todos os crimes e atrocidades que aconteceram dentro e fora das celas, principalmente nas “salas especiais”, próprias para interrogar subversivos “rebeldes”. Quanto às descrições de tortura, o autor deixa muitas das cenas, apesar de claras, de forma subentendida. Isso pode ser explicar pelo falo dele ter perdido familiares durante esse período. Ele escreveu um romance (K.) baseado nessa busca por familiares que nunca tem fim. Apesar de ter o romance, ainda não o li, mas trarei minhas impressões assim que o fizer.

Charge (Ditadura Militar)
Charge assinada por Latuff

Mas voltando aos contos, é sempre complicado falar deles, uma vez que sempre queremos comentar sobre todos ou pelo menos a maioria. No entanto, para esta antologia irei me limitar àquele que dá título ao livro e mais um ou dois que me marcaram. Isso porque, o importante dessa antologia não é necessariamente os acontecimentos dos contos, mas sim o período histórico no qual estão ambientados – a Ditadura Militar (1964-1985).

Entre os contos que mais me marcaram, estão: O Velório, Você vai voltar pra mim, A Entrevista, Um homem muito alto (que me fez chorar bastante, por sinal), História de uma gagueira e Cenas de um sequestro. Inicialmente, eu pretendia trazer uma parte com as minhas citações favoritas, mas como são narrativas curtas – 24 contos em menos de 200 páginas – eu acabaria entregando a parte essencial dos mesmos. Contudo, apresentarei o conto que intitula o livro, só para deixa-los com (mais) vontade de ler. Neste, temos uma mulher indo a julgamento, mas apesar disso, a pressão psicológica imposta para que ela conte “tudo que sabe” é assustadora. O conto começa da seguinte maneira:

– Veja bem o que você vai dizer, não esqueça que depois você volta pra cá; você volta pra mim – ele repetiu. (p.69)

Charge Iotti (Ditadura Militar)
Charge assinada por Oitti

O diferencial desse livro é que, diferentemente de alguns autores que trabalham essa temática atualmente e que precisam fazer pesquisa histórica para compreender o período em questão, Kucinski viveu a realidade dessa época, assim como também é jornalista, professor e pesquisador da Ditadura, possuindo uma vasta bibliografia ficcional e teórica acerca do tema. Essa vivencia somada à qualidade da escrita faz deste um livro emocionante e reflexivo. E é triste pensar que algumas pessoas não conseguem perceber quão cruel foi este período.

A edição da recém extinta Cosac Naify está impecável, como sempre. Só o material escolhido para a capa que é um pouco frágil, mas fiquei a leitura inteira pensando que devo cuidar desse livro como muito cuidado. Não só pela fragilidade da capa, mas por conta do valor documental presente no seu interior. Assim, só consigo recomendar e recomendar muitas vezes!
Nota: 💚💚💚💚💚

Ficha Técnica

Você vai voltar pra mim, de Bernardo Kucinski.jpg
Clique para ampliar

Título: Você vai voltar pra mim e outros contos
Autor(a): Bernardo Kucinski
Editora: Cosac Naify
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2014
Páginas: 192
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

