| Resenha | O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini

O Caçador de Pipas (trecho)

Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado.
Khaled Hosseini, O Caçador de Pipas.

Khaled Hosseini é definitivamente meu autor favorito, ele me arrebatou de primeira, literalmente. O Caçador de Pipas é o livro de estreia do autor afegão, é também o primeiro dele que eu li e ainda o primeiro livro que me marcou verdadeiramente como leitor. Hosseini também é autor de A Cidade do Sol e o O silêncio das Montanhas.

Em O Caçador de Pipas tudo começa quando Amir recebe uma ligação de um antigo amigo, Rahim Khan, dizendo que ele precisa voltar dos Estados Unidos (para onde foi quando a guerra no Afeganistão chegou em sua cidade) à Cabul para concertar os erros que tinha cometido ainda na infância, com seu amigo Hassan. Amir é um garoto da classe alta de Cabul, Afeganistão; enquanto Hassan é o filho de um dos empregados do pai de Amir.

screen2bshot2b2012-08-312bat2b11-18-042bpm
O Caçador de Pipas (The Kite Runner, 2007)

Toda a historia é narrada pela perspectiva de Amir, que, num primeiro momento, ainda é uma criança extremamente insegura que tenta agradar o pai em todas as ações, mas comete erros e esconde segredos que mudam o rumo de sua vida e de seu amigo Hassan para sempre. O Caçador de Pipas trata de questões como a fragilidade familiar, o poder da amizade, os padrões de masculinidade socialmente impostos e a força que os segredos e traições têm em nossa vida.

Muito mais que uma simples história, o romance é imerso em uma perspectiva cultural oriental que se passa durante uma tensão política que acarreta em uma guerra nas regiões afegãs. A escrita de Khaled Hosseini é tecida de uma maneira surpreendente, é daquelas histórias que nos prende do inicio ao fim, com a revelação de segredos dificilmente esperados pelo leitor.

khaled-hosseini
Khaled Hosseini

Quando li este livro pela primeira vez (por volta dos onze, doze anos) fiquei apaixonado e arrebatado pela história, mas ainda não tinha, posso dizer, “maturidade” suficiente pra entender o que aquilo tudo significava pra mim. Quando reli a história de novo, de novo e de novo (sim, esse é daqueles que se você leu uma vez, quer ler para o resto da vida hahaha), cada vez mais percebi a profunda conexão que o livro tem com a minha vida, e como trata de questões importantíssimas pra todos nós.

Com ação, romance, drama e debates de importância social, O Caçador de Pipas é, em minha opinião, um clássico contemporâneo extremamente cativante, um daqueles livros de que se lê e nunca mais esquece.

O livro rendeu uma adaptação cinematográfica, que foi lançada em 2007, dirigida por Marc Forster.

Trailer do filme

Ficha Técnica

ocacadordepipas
Clique para ampliar

Título: O Caçador de Pipas
Título Original: The Kite Runner
Autor(a): Khaled Hosseini
Tradução: Claudio Carina
Editora: Globo Livros
Edição: 2013 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2003
Páginas: 368
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

2 comentários

  1. Desde que li e amei ‘A cidade do sol’ quero muito ler outras coisas do autor. Fiquei impressionada com o quanto ele consegue nos emocionar e nos fazer sentir o que seus personagens sentem.

    Mas é justamente isso que tem me feito postergar a leitura de ‘O caçador de pipas’, a carga emocional dos livros é muito forte.

    Mas depois dessa resenha, vou preparar uns lenços e tomar coragem de lê-lo >_<

    Curtido por 1 pessoa

    • Todos os livros de Khaled me fazem um estrago danado! uahuaha. Em breve resenha das outras obras dele!
      Obrigado pela visita!
      p.s.: reserve mais de uma caixa de lenços.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

