| Resenha | Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams

_ O que é… isto? – perguntou.
_ O quê?
_ Isto tudo! – exclamou Richard. – Você parece ter uma Agência de Investigações Holísticas e eu nem sei o que isso significa.
_ Eu ofereço um serviço que não existe em nenhuma outra parte do mundo. O termo holístico se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas…
Douglas Adams, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, pág. 122.

A irreverência e a criatividade são dois dos principais ingredientes que compõem a escrita de Douglas Adams. Com seu estilo ousado e espontâneo de narrar eventos fictícios ou não, beirando o nonsense, esse autor conquistou uma legião de fãs, entusiastas da ficção científica e de histórias bem humoradas, como é caracterizada a sua obra-prima, uma “trilogia” de 5 volumes, a famosa série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O mundo inteiro (me refiro ao nicho nerd | geek mais provavelmente) já foi cativado pelas aventuras intergalácticas de Zappod Beeblebrox, Ford Prefect e Arthur Dent, e demais personagens humanos, humanoides, robôs, alienígenas e outras formas de vida incompreendidas. Mas O Guia do Mochileiro não é a única série de Douglas Adams a apresentar personagens tão cativantes e excêntricos nesse estilo, outra série que surge para resgatar o desejo literário de mais mochileiros por histórias mirabolantes é a Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, que teve seu primeiro volume publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro em 2015.

dirk gently capas

Essa obra é uma narrativa policial de ficção científica que apresenta o desenrolar de várias tramas relacionadas ao assassinato de um jovem e bem-sucedido empresário do ramo da tecnologia e informática. De início podemos não perceber a conexão entre os diferentes acontecimentos, pois cada capítulo introduz personagens e fatos aparentemente aleatórios, mas ao final o narrador consegue atar todas as pontas do enredo em um desfecho bem cingido.

A intriga começa quando o dono da WayForward Technologies II, Gordon Way, é assassinado durante uma viagem noturna ao seu chalé-mansão no campo, enquanto conversava com a irmã ao telefone e parou para ir fechar o porta-malas direito, sendo alvejado com um tiro à queima-roupa. O principal suspeito é um de seus empregados, Richard MacDuff, namorado de Susan, irmã de Gordon.

Na noite do assassinato, Richard havia deixado uma mensagem na secretária eletrônica de sua namorada, mas logo se arrepende e decide escalar o prédio dela, entrar pela janela do apartamento e roubar a fita da secretária eletrônica. E acha tudo isso muito plausível. No entanto, ele não sabia que estava sendo observado à distância pelo detetive particular Dirk Gently, que se interessa bastante pelo caso e resolve intervir no roubo enquanto ele ainda estava acontecendo. O detetive liga para o número daquele apartamento que estava sendo invadido e aponta uma série de erros na estratégia de arrombamento de MacDuff.

No outro dia, Richard começa a ser procurado pela polícia como suspeito do assassinato e resolve pedir ajuda a Dirk Gently, um excêntrico e carismático detetive holístico que se interessa por casos estranhos, sumiço de gatos e divórcios complicados, além de pizza, é claro. As investigações começam e envolvem um monte de peripécias desse detetive, desde uma sessão improvisada de hipnose até um mergulho no Grand Union Canal, afora viagens no tempo e possessão por fantasmas.

Paralelamente a essa investigação, um Monge Eletrônico montado numa égua, ambos provenientes de outra dimensão, tentam cumprir uma missão de sustentar sua fé e garantir a própria sobrevivência naquele ambiente anômalo. Ao mesmo tempo, ocorre uma reunião em homenagem ao poeta Coleridge na Universidade de Cambridge, na qual um grupo de professores e pesquisadores anciãos foram questionados pela origem de um vaso grego encontrado por uma garotinha de 6 anos. Enquanto isso, Susan tenta compreender as trapalhadas de seu namorado, e o fantasma de Gordon Way busca um sentido para sua existência pós-morte.

Tudo isso narrado de maneira criativa e com um humor escrachado e inteligente, ao estilo britânico. O livro traz ainda uma gama de referências à cultura pop e nerd, como Star Wars e o próprio Guia do Mochileiro (Você sempre anda com uma toalha?).

Em suma, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é uma obra divertida, dotada de imaginação, que reúne o melhor de dois mundos, conciliando os gêneros literários de ficção científica e narrativa de enigma ou policial, além de uma pitada de terror (Nunca permita ser possuído por um fantasma, nunca se sabe quais suas verdadeiras intenções!). Para quem já conhece Douglas Adams é um retorno nostálgico ao fantástico mundo criado por ele, e para quem ainda não é um mochileiro espacial, vale a pena se aventurar pelo universo capturado pela visão inventiva do autor.

42-douglas-adams-42

Melhores Citações

#1
Não tinha percebido como a água é suja aqui. E fria. Tome – ele entregou a toalha para Dirk – , obrigado. Você sempre carrega uma toalha? (p. 156)

#2
_ Regra Número Um para invasões de domicílio: nunca atenda o telefone quando estiver no meio de um serviço. Você é um arrombador ou não é, ora essa?
Richard congelou. Precisou de alguns instantes para se lembrar de onde havia colocado sua voz.
_ Quem está falando? – exigiu saber com um sussurro.
_ Regra Número Dois: preparação. Traga as ferramentas corretas. Traga luvas. Tenha a mínima noção do que pretende fazer antes de sair se pendurando pelos beirais das janelas no meio da noite. Regra Número Três: nunca esqueça da Regra Número Dois. (p. 91)

Curiosidades

  • O personagem Dirk Gently foi criado enquanto Douglas Adams escreveu alguns episódios para a série Doctor Who.
  • dirk gently sérieHá uma adaptação para os quadrinhos da série de Dirk Gently lançada em 2015 pela IDW. Para saber mais informações clique => aqui.
  • As aventuras de Dirk Gently também já foram transformadas numa série de TV em 2010, por Howard Overman (Misfits). Leia mais => aqui.

Evento: Dia da toalha

No próximo sábado mediaremos um encontro de leitores promovido em parceria com as Editoras Arqueiro e Aleph na livraria Leitura do Shopping Rio Poty em Teresina – PI. Não perca! E em caso de abdução, ou qualquer acontecimento extraordinário, não entre em pânico! Marque sua presença no evento pelo Facebook => aqui.

Ficha Técnica

Clique para ampliar

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Título original: Dirk Gently’s Holistic Detective Agency
Autor(a): Douglas Adams
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1987
Páginas: 240
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s