| Crítica | Contracted (2013)

Cartaz Contracted (2013).jpg

Depois de uma longa fase apenas focado nas leituras, eis que decidi tirar as teias de aranha do meu perfil do Filmow. Como a Universidade está em greve, finalmente estou com um pouco mais de tempo para me dedicar a esses prazeres que tanto me faziam falta. Depois de alguns filmes assistidos, Contracted (2013), que assisti com o Rodrigo Costa e com o Matheus Alencar, me fez despertar para a possibilidade de escrever sobre o que ando assistindo. Não é uma promessa, mas tentarei fazer isso com alguma frequência. Antigamente eu pensava em escrever mais sobre filmes, mas como não conseguia acompanhar os lançamentos, acabava por procrastinar. Mas, depois dessa indicação do Rodrigo, acabei acordando para a quantidade de filmes legais que acabam sendo esquecidos, por fatores diversos. Mas vamos ao que interessa.

Dirigido e roteirizado por Eric England, Contracted narra a história da jovem Samantha (Najarra Townsend) após esta passar uma noite com um estranho. Por viver numa relação complicada com a mãe e estar num relacionamento abusivo com a namorada Nikki, Sam sente-se meio perdida em relação a sua vida e suas decisões, o que a faz parecer bem imatura logo no início. Tudo começa quando Sam marca com Nikki (Katie Stegeman) para irem juntas a festa de Alice (Alice Macdonald), mas como sempre Nikki prioriza outras atividades e Sam vai sozinha. Triste por conta da situação, a garota acaba sendo influenciada por sua amiga a “afogar as mágoas” e acaba bebendo um pouco demais, até que um cara estranho tenta se aproveitar da situação. E consegue.

Cena de Contracted (2013)
Cena do filme “Contracted” (2013)

No dia seguinte, Samantha acorda sem entender bem o que aconteceu, mas não se preocupa com isso. Até que alguns sintomas começam a aparecer pelo seu corpo. Seria algum tipo de doença sexualmente transmissível? Na dúvida, ela vai ao médico, que desconfia das informações que ela dá. Ao passo que as horas seguem, o quadro vai piorando, provando para a garota que o que ela deve esperar é realmente o pior. Seguido de muito suspense e cenas fortes, capazes de provocar ânsia na maioria delas, a personagem acaba entrando numa odisseia de acontecimentos em busca de uma solução para sua vida, entendido por alguns como vingança.

Esse é o tipo de filme recomendado para quem gosta de um horror mais visceral. Ele assusta e causa asco pelas cenas envolvendo a putrefação do corpo humano e pela forma como as pessoas reagem a isso. Não esperem cenas de susto ou algo do gênero, mas preparem-se para várias pausas para respirar e/ou dar umas voltas rápidas ao banheiro. No meu caso não chegou a tanto, mas foi por pouco. Como não conhecia nada sobre a existência do filme, o que exclui qualquer tipo de expectativa, acabei me apegando muito à personagem e querendo muito que tudo “desse certo”, independente do que isso significasse.

Cena de Contracted  (2013)
Cena de “Contracted” (2013)

Sobre os aspectos técnicos, gostei bastante do roteiro uma vez que o mesmo é bem desenvolvido e linear, possuindo um ou dois furos que espero que sejam justificados na continuação lançada em 2015 (Contracted: Phase II). O filme ainda possui uma fotografia lindíssima e uma trilha sonora perfeita, esses dois últimos, somados às cenas fortes causam uma sensação de claustrofobia e impotência incríveis, fazendo com que os 84 minutos pareçam horas, e essas horas meio que passaram num piscar de olhos. Quanto ao final: OhMyFukingGod!, só assistindo para conferir.

Dentre as temáticas centrais abordadas, estão: a punição relacionada ao sexo, relacionamento abusivo, preocupação mais com o outro do que consigo, entre outros tantos. Pensando nisso, procurei algumas associações para fazer e me vieram alguns filmes/séries em mente, entre eles Teeth: A Vagina Dentada (Teeth, 2007), Corrente do Mal (It Follows, 2014) e a série Helix (2014-5).

Espero que tenham curtido a indicação. Já conheciam? Pretendem assistir? Comentem. Dêem sugestões de filmes que gostariam de ver por aqui. Abraços!

Nota: 💚💚💚💚💛

Trailer

Ficha Técnica

Cartaz Contracted (2013)Título: Contracted
Título original: Contracted
Direção: Eric England
Roteiro: Eric England
Elenco: Najarra Townsend, Caroline Williams, Alice Macdonald, Matt Mercer
Gênero: Drama, Horror, Thriller
Origem: EUA
Duração: 84 minutos
Classificação: 14 anos

One comment

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s