| Resenha| O Mensageiro (Doador #03), de Lois Lowry

O Mensageiro, de Lois Lowry.jpg

[…] A princípio, ficou surpreso, achando que eram pessoas cantando. Não que isso fosse algo incomum no Vilarejo, mas em geral não ocorria ao ar livre, e muito menos à noite. Intrigado, parou para escutar melhor.[…]
Lois Lowry, O Mensageiro, pág. 14.

Quem acompanha o blog, em especial meus textos, sabe que não sou leitor de séries de livros, apesar de me interessar por algumas. Um dos motivos mais fortes é a demora do lançamento entre um volume e outro. Mas, apesar disso, a série O Doador de Memórias, de Lois Lowry, me conquistou de tal forma que desde o fim da leitura do segundo volume, no início do ano passado, tenho esperado pacientemente a publicação do volume seguinte. Eis que a Editora Arqueiro lança esse mês o volume três, intitulado O Mensageiro, fazendo com que eu me torne ainda mais apaixonado por todo esse universo.

Diferente dos dois primeiros livros, que aparentemente possuem histórias independentes e que podem ser lidos de forma isolada, O Mensageiro acaba fazendo uma ligação com ambas, em especial com os episódios finais de A Escolhida, exigindo a leitura dos dois primeiros. E acredite, nunca esperei tanto por isso. Assim, se você não leu os livros anteriores, a sugestão é não ler nada sobre este, pois a história gira em torno do que aconteceu com um dos personagens do livro dois, alguns anos depois. Mas caso já tenha lido, ou não se importe com spoiler (por mais que seja involuntário), fique conosco até o fim do texto.

Em O Mensageiro temos como protagonista Matty, um jovem que possui a função de levar e trazer mensagens entre o Vilarejo e seus moradores, e demais localidades. Apesar de já fazer parte dessa sociedade, o garoto ainda não recebeu seu nome “original”, o qual carregará sua responsabilidade enquanto membro. Além disso, o jovem possui uma relação bem próxima com a Floresta que circunda o Vilarejo, quase como se ela o pertencesse (ou o inverso). Mas algo está mudando nos moradores e Matty precisa ajudar Líder enquanto há tempo.

Messenger, de Lois Lowry
Detalhe da capa americana.

Só para contextualizar: Matty vive com um cego, denominado Vidente, e vive rememorando os dias em que chegou ao Vilarejo, quando ainda era um menino selvagem acompanhado do seu cachorro Toquinho. Essas informações farão todo sentido somente para quem leu A Escolhida. Outras revelações de identidade também farão muito sentido na construção da narrativa, isto é, pouca coisa será explicada. Assim como nos primeiros volumes, neste Matty também possui um dom, mas pouco sabemos sobre ele. Mas o mistério não gira em torno desse dom ou ainda sobre quem são esses personagens, mas sim sobre o que tem levado a mudança de comportamento da sociedade e porque isso está interferindo na dinâmica no Vilarejo e na Floresta.

Falar da escrita da Lois Lowry é algo realmente redundante, uma vez que ela me encantou desde as primeiras palavras do primeiro livro e isso pode ser visto nos textos sobre os livros anteriores. No entanto, devo confessar que existe uma evolução relevante na sua escrita. Em O Mensageiro encontramos uma autora com uma escrita bem mais precisa e envolvente, cujo enredo se desenvolve como labirintos bem construídos onde o leitor não tem a opção de regressar. Uma das características que mais admiro na autora é a forma como ela constrói seus personagens, sempre tão fortes e determinados, embora cheios de defeitos. Outro aspecto é a forma como a autora se utiliza dos espaços inanimados (Floresta e Vilarejo, com maiúscula) e os transforma em personagens importantíssimos na trama.

Como esse é o terceiro volume de uma série, fica realmente complicado falar muita coisa sobre o enredo. Mas se você, assim como eu, achou os dois primeiros volumes cheios de reviravoltas, prepare-se! Neste, a autora caprichou na aventura, no drama e na forma como essas três histórias se conectaram até aqui. O final é bem claustrofóbico e lindo, apesar de ser o que eu menos gostei até agora. Mas ainda assim foi muito bacana. Agora, só me resta esperar por mais um ano até o lançamento do último livro que fecha essa quadrilogia. Até lá, conto com o apoio e comentários de vocês. Abraços e boas leituras!

Nota: 💚💚💚💚💛

Ficha Técnica

O mensageiro_13mm.inddTítulo: O Mensageiro
Título Original: Messenger
Autor(a): Lois Lowry
Tradução: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Edição: 2016 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2004
Páginas: 160
Skoob: Adicione
Leia um trecho: AQUI
Compare e compre: Buscapé | Amazon

3 comments

  1. Ótima resenha Mailson, deu uma vontade enorme de conhecer a série, apesar da pilha enorme de livros na espera de leitura. Quem sabe um dia!
    Bjs

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s