| Dia do Rock | 5 músicas de Rock que incendiaram o mundo

Se este dia pudesse expressar-se vocalmente, é quase certo que ele acordaria cantando Aah I wanna rock and roll all night, and party every-day!! Simplesmente porque hoje, 13 de julho, é comemorado o dia Mundial do Rock no Brasil! Ou seja, é dia de levantar a mão e fazer o batman tocar o terror, bater cabelo, invocar o mal e dormir num cemitério, porque hoje vamos todos ver o Dark side of the Moon! Não vamos nem deixar o sol sair, só para dar um ar mais hardcore a essa data guitarrística!

Primeiro, vamos a uma aula-twitter de história > o dia 13 de julho foi escolhido como o dia Mundial do Rock em homenagem ao Live Aid, megaconcerto de rock que aconteceu nessa data em 1985 a fim de angariar recursos para ajudar a população assolada pela fome na Etiópia. Passou de 140 caracteres, eu sei, vocês me pegaram rs, mas bem que eu tentei, então, vou dar mais detalhes: o evento ocorreu no Wembley Stadium (Londres) e no John F. Kennedy Stadium (Filadélfia), contando com grandes artistas e bandas de peso, como: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna <3, Queen, Joan Baez, David Bowie <3, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares ao mesmo tempo, ele tinha um capacitor de fluxo, e foi quem profetizou a data: gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”), Eric Clapton e Black Sabbath.

mitos do rock - dia mundial do rock

Estima-se que a repercussão desse evento tenha sido uma das mais grandiosas de todos os tempos, com uma transmissão em larga escala por satélite e TV, exibida em mais de 100 países.

Mais um detalhe importante, só para vocês verem como a zueira nos pertence, positiva — ou negativamente apesar de ser chamado de Dia MUNDIAL do Rock, essa data só é comemorada no Brasil, e totalmente rejeitada pelo resto do mundo, como diria a CNN:  Celebration only in Brazil, (imagino o tanto de acessos que essa página deve ter rsrs). Mas o que importa é que a celebração caiu no gosto do povo e foi instituída consuetudinariamente, ou seja, de modo consuetudinário, pelas leis anarquistas da internet, então tá valendo! Vamos celebrar o Rock’n’roll Mundial Day!

Confira a seguir uma lista com 5 músicas de rock que incendiaram o mundo no decorrer da evolução da música:

1. Twist and Shout, dos Beatles (1963)

O quarteto de Liverpool abalou o mundo da música de uma forma rara, conquistando uma legião de fãs desde a década de 60 até os dias de hoje, o que gerou até uma “Bleatlemania”. É o grupo de rock mais bem sucedido e venerado da história, confira esta música, que na versão dos Beatles fez um sucesso estrondoso:

2. Jailhouse Rock, de Elvis Presley (1968)

O Rei do Rock não poderia ficar de fora dessa lista, é claro! Sendo a própria personificação da rebeldia e da energia sexual, Elvis estremeceu o mundo da música com o gingado dos seus quadris e um timbre de voz incomparável, que o transformou num ícone mundial. Esta é uma de suas músicas mais famosas:

3. Born to be Wild, de Stepphenwolf (1968)

Traduzida literalmente como “Nascido para ser selvagem”, esta música tornou-se um dos maiores hinos do rock’n’roll e dos motociclistas no mundo inteiro. É considerada a primeira música de heavy metal da história, por meio da frase “heavy metal thunder”, que acabou denominando o gênero heavy metal. Ouça este clássico do rock:

4. Highway to Hell, de AC/DC (1979)

AC/CD é uma das bandas de rock de maior sucesso do mundo todo e uma das precursoras do heavy metal, ao lado de Led Zeppelin e Black Sabbath. A música Highway to Hell tornou-se um hino para representar a atitude rock’n’roll, sendo incluída na trilha sonora de Homem de Ferro 2. Pegue essa estrada:

5. Fear of the Dark, de Iron Maiden (1992)

Para fechar com chave de heavy metal essa lista, vamos escutar Fear of the Dark, da banda britânica Iron Maiden, que já possui  quatro décadas de existência, dezesseis álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, uma das bandas mais bem sucedidas de toda a história do heavy metal! Mas vamos deixar os números de lado agora e cair no som das guitarras:


Então, pessoal, foi difícil selecionar apenas 5 músicas, mas essa é uma lista simples como qualquer outra, arbitrária e subjetiva rsrs, porém foi preparada com um cuidado especial para tentar agradar aos apreciadores desse gênero musical tão abrangente que influenciou diversas gerações e continua a inspirar legiões de fãs até hoje. Tive ainda uma ajudinha do meu primo músico, Stephen, da banda Korgon, que me deu umas dicas de músicas que ele escutaria antes de morrer, talvez ele não concorde com a lista, mas tudo bem rs.

Espero que tenham gostado, e possam passar o dia hoje curtindo suas músicas e bandas favoritas. Quem tiver mais sugestões de músicas que tocaram fogo no mundo, fique à vontade para compartilhar com a gente nos comentários. Quem sabe não rende uma contra-lista? Até o próximo post e let’s keep rockin! 😛 \m/

4 comments

    • Cara, deu até vontade de editar o post, agora!! Queen é uma das melhores bandas de rock de todos os tempos e além, e Bohemian Rhapsody com certeza deve estar em qualquer lista que se preze! rs Mas, saindo em minha defesa, admito o quanto foi difícil e até megalomaníaco querer fechar uma lista de músicas que incendiaram o mundo com apenas 5 músicas, muita coisa boa de verdade ia ficar de fora.😄 Adorei esse making of de We are the world, música fantástica, com um conjunto de artistas prodigiosos. Mas muito obrigada pela sugestão, Cleson! No futuro posso fazer uma lista mais completa, ou quem sabe até uma enquete para termos mais sugestões!
      Grande abraço, curta muita música boa hoje!😀 \m/

      Curtido por 1 pessoa

  1. A lista está corretíssima! Serve como exemplo e ponto de partida àqueles que estão iniciando no mundo do rock. Muitos nomes faltaram… mas se todos fossem listados essa seria uma lista que jamais se encerraria.🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s