| Resenha | Orange Is The New Black, de Piper Kerman

orange_is_the_new_black_sn9g0881

“A lição que nosso sistema prisional ensina a seus  residentes é como sobreviver como um prisioneiro, não como um cidadão — o que não constitui uma estrutura de conhecimento muito construtivo para nós ou para as comunidades às quais retornamos.”
Piper Kerman, Orange Is The New Black, p. 298.

“Vamos falar sobre a Paipes de verdade, monamour!”

O livro Orange Is The New Black ficou mundialmente conhecido pela série homônima produzida pela Netflix desde 2013. Esta resenha é sobre a biografia de Piper Kerman, que inspirou a série.

Piper é uma cidadã americana de classe média, branca, loira, olhos claros, graduada, etc. Em resumo, um verdadeiro modelo de perfeição socialmente instituído. Piper tem sua vida mudada quando é acusada e presa por envolvimento com o tráfico internacional de drogas, dez anos após o acontecido. Quando se envolveu com o tráfico, Piper estava apenas tentando curtir a vida, ganhar novas experiências… Mas devido ao seu envolvimento amoroso com uma traficante, Nora, ela acaba transportando uma mala com milhares de dólares em um aeroporto.

taylor-and-piper
A Paipes da série (Taylor Schilling) e a Paipes de verdade

A narrativa da vida prisional de Piper impressiona. O relato da realidade na prisão é muito duro, a vida na cadeia é muito rígida. Além de uma série de regras institucionais, conviver com outras detentas, com várias outras culturas, com a separação étnica, sexualidade, com a necessidade de se manter focada em não enlouquecer em um lugar como a prisão e a falta dos familiares são os temas centrais. Além destes, uma discussão que ganha muita força e pauta ao logo do depoimento é a relação agente/detenta. Os abusos sofridos decorrentes dessa relação de poder são impressionantes. Desde um olhar, revistas exageradas, até o abuso sexual em ato. As detentas sofrem, além de tudo, com a falta de voz. Justamente por serem prisioneiras, o próprio sistema carcerário as trata como se fossem um lixo, não seres humanos. E esse é o clímax (que permeia todo o livro) para mim: a descredibilidade e a falta de humanidade com que as detentas, ou ex-detentas, são tratadas.

“Fora da prisão […] temos nossos diretos. Temos o direito de falar à autoridade, ainda que possamos não exercê-lo. Porém quando cruzamos os muros de um presídio na condição de detentos, perdemos esse direito. Ele se evapora e isso é apavorante. E não é nem um pouco surpreendente o fato de que a extrema desigualdade das relações diárias entre prisioneiras e seus carcereiros […] dê margem a crimes terríveis.” (p. 134)

Sou fã da série, mas só pude ler o livro no último mês. Para quem espera um relato parecido com a vida de Piper Chapman interpretada por Taylor Schilling nas telas da Netflix, vai se surpreender bastante. Esse é um relato muito mais maduro (como, acho eu, se pode perceber ao longo da resenha) do que o drama da prisão de Litchfield, aliás, Prisão Federal de Danbury na versão original.

giphy
Festa em Litchfield

E para os amantes da série temos alguns personagens correlacionados sim! No livro vemos as maravilhosas Alex, Crazy Eyes, Red, Sophia, Lorna, Freira Jane, Yoga Jones e outras detentas da telinha! Além das personagens, há também alguns fatos que foram transpostos da vida real para a trama televisiva.

Orange Is The New Black tem a capacidade de debater temas que precisam ter mais evidência nas relações sociais, ser engraçado, de emocionar por diversas razões e de informar, mesmo se tratando de uma realidade prisional diferente da nossa. Confesso que tinha um pouco de receio de não apreciar muito bem tudo que o livro gostaria de transmitir, mas me impressionei do início ao fim.

Nota: 💚💚💚💚💚

Trailer da série

Ficha Técnica

Orange is the New Black
Clique para ampliar

Título: Orange is The New Black
Título Original: Orange is The New Black
Autor(a): Piper Kerman
Tradução: Cláudio Figueiredo e Lourdes Sette
Editora: Intrínseca
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2010
Páginas: 304
Leia um trecho: AQUI
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

 

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s