| Resenha | O Adulto, de Gillian Flynn

Gillian Flynn

Eu não parei de bater punheta para os outros por não ser boa. Parei de bater punheta por ser a melhor.
Gillian Flynn, O Adulto, pág. 07.

Quando o assunto é Gillian Flynn, meu interesse já é despertado sem ao menos saber do que se trata. Assim, vim aqui falar um pouco sobre minhas impressões acerta do conto O Adulto, que me agradou bastante, apesar de ainda preferir Flynn como escritora de romances. Antes disso, queria apenas deixar registrado que para quem não conhece seus três romances já publicados no Brasil, todos eles já foram resenhados aqui no blog, confira: Objetos Cortantes, Lugares Escuros e Garota Exemplar.

Nesse conto, acompanhamos a história de uma jovem (semi)prostituta que ganha a vida aplicando pequenos golpes. Certo dia ela foi promovida a “vidente” do local onde trabalhava e passa a atender algumas mulheres da alta sociedade. Numa dessas consultas, a jovem conhece Susan Burke, uma mulher que acabou de se mudar para uma casa tecnicamente mal assombrada. Preocupada com a situação do filho pequeno e do seu enteado, aparentemente perturbado, Susan contrata a garota para uma limpeza espiritual da casa. Ao chegar na casa, a jovem se depara com algo muito mais misterioso e assustador do que ela imaginava e se vê numa situação completamente embaraçosa.

Casa assombrada.jpg

Por se tratar de um conto curtíssimo, isso é o máximo que posso mencionar da história, mas Gillian Flynn consegue conquistar o leitor com cada detalhe sobre a personalidade desses personagens misteriosos e complexos, o que já é sua marca como escritora. Apesar de ser um texto bem escrito, algumas coisas me incomodaram. A primeira delas é a referência direta (quase plagiada) de A Outra Volta do Parafuso, de Henry James. Claro que existe uma justificativa para tanto, apresentada no desfecho do conto, mas que para mim não foi o suficiente. A segunda coisa foi que a protagonista foi muito bem apresentada, seu passado e como ela chegou até ali, como uma forma de justificar sua esperteza, mas para mim apenas reforçou sua ingenuidade. Desta forma, foi uma informação conflitante para mim.

Contudo, este é um bom conto, com uma “moral” bem bacana e um final quase perturbador. Uma leitura rápida e, em momentos, divertida. Vale muito a pena. Além disso, a autora faz algumas referências a obras clássicas de terror, o que já é algo positivo a meu ver. Como a já citada A Outra Volta do Parafuso, A Mulher de Branco, de Wilkie Collins e A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson. Vale ressaltar que esse conto foi publicado inicialmente numa antologia intitulada O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, organizada por George R. R. Martin. O livro foi relançado recentemente, no Brasil, pela Editora Arqueiro (tendo saído primeiro pela extinta Saída de Emergência Brasil), mas a Editora Intrínseca conseguiu os direitos de publicação do conto separadamente, sendo este o resultado.

Fica aqui a dica de mais uma produção com o selo Flynn de qualidade. Recomendado!

Nota: 💚💚💚💛💛

Ficha Técnica

O Adulto, de Gillian Flynn
Clique para ampliar

Título: O Adulto
Título Original: The Grownup
Autor(a): Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Edição: 2016 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2014
Páginas: 64
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

 

2 comments

  1. Li este conto no livro O Príncipe de Westeros… e o achei um dos melhores. Até então, não tinha lido nada da autora, e graças a ele finalmente me interessei por seus livros. Acho que contos são a melhor maneira de conhecer o trabalho de um autor sem se comprometer com um romance.

    Curtir

    • Essa ideia de começar pelos contos é sempre uma boa ideia.🙂
      E, se você já adorou o que ela fez nesse conto, imagina trabalho fantástico que ela faz nos romances?
      Deverias conferir!!

      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s