#VisiteTwinPeaks: 05 livros para conhecer melhor a série

3810128

Twin Peaks é uma das melhores séries de TV de todos os tempos. Criada por David Lynch e Mark Frost, a série não só prendeu o público e bateu recordes de audiência, como também revolucionou a TV americana ao oferecer um formato inovador com uma história cheia de suspense e mistério. Lembro que no meu primeiro contato com a série, fiquei logo intrigado pela trama, pelos personagens icônicos e pela forma como a série foi filmada. Aos poucos, Twin Peaks se tornou minha série favorita de todos os tempos.

O sucesso foi tamanho, que o título extrapolou os limites da TV e foi parar no mercado editorial, seja através de livros derivados diretamente da série como O diário secreto de Laura Palmer, ou ainda livros que discutem temas e teorias na tentativa de oferecer perspectivas e possíveis interpretações. Muito embora a maior parte da simbologia e mitologia presente na série não possua um significado único ou exato, como costuma afirmar o próprio David Lynch sobre seus trabalhos. Muito depende do telespectador e somente dele.

Entretanto, é impossível assistir Twin Peaks e não ficar encantado com os mistérios e com os personagens (todos icônicos). Por isso, se você conhece a série a pouco tempo e está na ansiedade pela nova temporada, segue uma lista de livros que podem te ajudar a conhecer um pouco mais dessa série tão (merecidamente) cultuada:

1. Twin Peaks: Arquivos e Memórias, de Brad Dukes

Twin Peaks Arquivos e Memória, de Brad Dukes

Oito de abril de 1990, um dia comum que mudaria para sempre a TV mundial. E nos tornaríamos eternamente gratos a Mark Frost e David Lynch. Nascia ali uma geração que enxergava no insólito uma forma de abrigo. Um bebê tronco, personagens repletos de TOC e estranhos espíritos da floresta nos ajudariam a emoldurar uma excêntrica história de amor entre pai e filha. Simbologias transbordavam da tela e se transformavam em conversa de colégio, papo na calçada, conversas entre donas de casa no hortifrúti. Cada um com um olhar próprio observava e compreendia Twin Peaks ao seu modo. Agora podemos voltar ao lugar onde tudo aconteceu, ainda que existam dúvidas sobre o que de fato aconteceu. Twin Peaks [Arquivos e Memórias] é o primeiro título da Coleção Fora de Série da Editora DarkSide, que vai revelar os bastidores das séries de TV que amamos. O livro reúne depoimentos dos criadores, atores e de membros da equipe, além de fotos inéditas da produção e curiosidades incríveis.

2. O diário secreto de Laura Palmer, de Jennifer Lynch

51qwaein2bilLançado originalmente em 1990 (em 1991 aqui no Brasil, pela Globo Livros), O diário secreto de Laura Palmer (The Secret Diary of Laura Palmer) ultrapassou as telas e se tornou um ícone entre os adolescentes dos anos 1990, ainda sendo objeto de culto entre os jovens deste início de milênio. Até hoje, poucos autores tiveram a ousadia de Jennifer Lynch, que sem dogmatismos e meias-verdades fala sobre adolescência, sexo, drogas e morte.

Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo. Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.

A cada entrada do diário, que se inicia em seu aniversário de doze anos e segue até o dia de sua morte, quatro anos depois, Laura revela detalhes não apenas sobre seu flerte com a depressão como também a realidade sórdida ocultada pelas brumas de Twin Peaks, cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém – e nada – é exatamente o que parece ser.

Compre: Amazon | Buscapé

3. The Secret History of Twin Peaks: A Novel, de Mark Frost

511dgihzpgl

Ainda sem título em português, esse foi o último lançamento oficial relacionado à série Twin Peaks. Escrito pelo cocriador Mark Frost, The Secret History of Twin Peaks é uma forma de introduzir o novo telespectador ao universo de Twin Peaks, além de uma forma de presentear os fãs mais antigos com algo novo para matar a saudade. O livro é uma espécie de ponte entre o final da segunda temporada e o início da terceira, além disso ele é todo construído através de recortes de jornais, relatórios, anotações e fotografias. Um material muito bacana, lançado original em capa dura. Só esperar para que alguma editora publique o livro numa edição bem bacana por aqui também. Saca só o book trailer:

e esse vídeo:

Compre: Amazon

4. Dale Cooper: Minha vida, minhas gravações, de Scott Frost

9e978470-49af-0133-9dc3-0af7184f89fbMais um personagem da série de TV Twin Peaks que ganha vida independente, o detetive Dale Cooper, tal como foi construído por David Lynch e Mark Frost, impressiona pela força de sua personalidade enigmática e determinada. O “caso Laura Palmer” virá apenas como mais um em sua carreira marcada pela obsessão em desvendar crimes insolúveis. Um ex-escoteiro maníaco por gravações, Cooper registra em fitas seu trabalho, suas estranhas manias e suas paixões, permitindo-nos acompanhar o desenvolvimento de sua história pessoal, sempre girando em torno de crimes “quase perfeitos” e forças sobrenaturais que o atraem e desafiam.

5. Em Águas Profundas, de David Lynch

21412399_4Neste livro, uma mistura de autobiografia, história do cinema, ensaio espiritual e manual de meditação, o célebre diretor David Lynch conta como a prática da Meditação Transcendental mudou a sua vida, além de revelar como ela o ajuda a concentrar energias, estimulando sua criatividade e consciência. Um relato de experiências entremeado de histórias jamais reveladas sobre a produção de suas obras-primas cinematográficas. Em Águas Profundas é uma leitura imperdível, não só para fãs do cinema de David Lynch, mas também para todos que desejam melhorar a sua própria condição mental, através do desenvolvimento da criatividade e da capacidade de concentração.

Leia mais sobre o livro AQUI.

Compre: Amazon | Buscapé


Este post faz parte do projeto #VisiteTwinPeaks realizado em parceria com diversos sites e canais de fãs com o intuito de apresentar uma das mais importantes séries da televisão para novos espectadores. Para conferir o que os outros participantes do projeto estão fazendo, visite os links abaixo:

– Anna Costa – http://www.annacstt.com/
– Pausa para um Café – http://pausaparaumcafe.com.br/
– Estante Etérea – https://www.youtube.com/user/estanteeterea
– Hoje é Dia – https://www.youtube.com/c/hoje%C3%A9dia
– Christian Assunção – https://www.youtube.com/c/christianassuncao
– SkullGeek – http://skullgeek.com.br/
– Pulp Fiction com Lucas Dallas – https://www.youtube.com/user/LucasDallas1
– Pipoca Musical – https://www.youtube.com/user/pipocamusical
– Twin Peaks Brasil – http://twinpeaksbrasil.com/

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s