| Resenha | Um Nazista em Copacabana, de Ubiratan Muarrek

Um Nazista em Copacabana, de Ubiratan Muarrek_2.jpg

Otto Funk recebeu o verão de 1947 na Baía de Guanabara de frente: uma massa de ar quente que veio ao seu encontro logo no desembarque, no cais da Gamboa, portão 13.
Ubiratan Muarrek, Um Nazista em Copacabana, pág. 16.

Faz algum tempo que o grupo de divulgação editorial Oasys Cultural vem me recomendado algumas leituras nacionais bem interessantes. Sempre que eles sugerem alguma coisa nova, meu interesse parece despertar imediatamente, como se as sugestões tivessem sido escritas exclusivamente para mim. Até o momento, foram quatro sugestões incríveis na qual destaco o perturbador Arco de Virar Réu, de Antonio Cestaro que, junto com este que falarei a seguir, compõe a lista das melhores leituras do ano passado.

Apesar do título ser bem sugestivo, assim como as sinopses disponíveis, este é um romance que veio para surpreender, e consegue. O autor pega um tema bem denso e o utiliza para fazer várias críticas a sociedade brasileira atual. O ponto que mais me chamou atenção inicialmente foi o fato do protagonista, Otto Funk, ser ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que decidiu abandonar o conflito e se exilar na Argentina e depois ir morar no Brasil, mas que seu passado não é o foco da trama. Pelo contrário, o leitor começa a ambientação através das personagens Iracema e Diana, esposa e filha desse sujeito, respectivamente. As duas, junto com a amiga Circe, estão conversando algo sobre a gravidez de Diana (que está tentando ser mãe solteira) e, a partir daí o leitor é inserido no cotidiano das moradoras do Flamengo. Parece confuso, mas tudo vai se conectando a medida que a leitura vai caminhando.

Essas abordagens sobre o cotidiano muito me agradam, neste caso ainda mais porque o autor o faz com muito bom humor (negro, que fique claro) e sarcasmo. Mas ai você me pergunta: se Otto não tem sua história como foco, já que a narrativa tem seu pontapé inicial em outras personagens, porque da escolha do título? Simples e sem spoiler, porque (como fica compreensível logo nas primeiras páginas) a narrativa girará em torno de um “futuro”, ou seja, das consequências desse “nazista” em Copacabana. E, de antemão confesso, essa sacada foi realmente genial. Mas, para aumentar um pouco a curiosidade, devo adiantar que a história de Otto será intercalada com o tempo presente, em especial com a história do ex-companheiro de Diana e o seu possível envolvimento em um caso de sequestro.

ubiratan-muarrek
Foto: Ubiratan Muarrek / Divulgação

Ubiratan Muarrek (gravem esse nome) constrói personagens completamente reais. Através das suas nuances, o autor discute questões familiares (como alcoolismo, gravidez, relacionamento pai-filhos), políticas, sociais, entre outras tantas relevantes atualmente. Dentre os personagens da história que mais se destacam, além dos já citados, está Delubio, filho de um funcionário do cartório com quem Diana se envolvera no passado. Ele é o responsável pela parte luxuosa, corrupta e violenta de boa parte da narrativa. Claro que outros personagens também aparecem, mas ele é sem dúvida alguém que você precisa ficar de olho.

A escrita de Muarrek é fluida não só pela estrutura narrativa através de capítulos curtos e não numerados, mas principalmente pela escolha linguística. O autor une na sua narrativa densa diálogos bem “brasileiros”, cheios de palavrões e baixo calão, proporcionando ao leitor uma aproximação com a real existência desse personagem. Algumas passagens são realmente extensas, mas nem um pouco cansativas. A leitura dessas 350 páginas é rápida, empolgante e surpreendente.

E, para você que ainda está montando suas metas de leituras para 2017 e precisa de livros nacionais, fica aqui uma excelente dica de leitura. Divirtam-se e compartilhem conosco suas experiências. Boas leituras!

Nota: 💚💚💚💚💛

Ficha Técnica

um-nazista-em-copacabana-de-ubiratan-muarrek
Clique para ampliar

Título: Um Nazista em Copacabana
Autor: 
Ubiratan Muarrek
Editora: 
Rocco
Edição:
2016
Ano da obra / Copyright: 
2015
Páginas: 
350
Leia um Trecho: 
AQUI
Skoob:
Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s