| Dia do Professor | Arte, Literatura e Fantasia

Olá, pessoal!
Faz um tempinho que não escrevo para o blog, pois minha rotina está bastante atribulada neste segundo ano de mestrado, assim também como para meus companheiros de blog com seus respectivos trabalhos e estudos. Muita coisa aconteceu durante esse ano, participei de ótimos eventos literários, tive minha primeira publicação em livro ❤ mas vou tentar ir atualizando essas notícias e postando sobre esses acontecimentos aos poucos.

Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, e eu gostaria de deixar, por meio desse texto, uma mensagem gentil e de estímulo a todos os professores que lutam diariamente para tornar o mundo um lugar um pouco mais tolerante, esclarecido e colaborativo. Afinal, ser professor é uma missão que exige coragem, sabedoria, além de muitas outras responsabilidades e qualidades relativas ao entendimento da condição humana.

Meu modo simples de homenagear esses profissionais da educação é ceder minhas palavras e compartilhar minha própria experiência enquanto professora. Já venho há alguns anos trabalhando em sala de aula, tanto com língua portuguesa quanto com  dança, porém dei uma pausa nessas funções por conta do mestrado e passei a me dedicar à produção da pesquisa.

Bibliografia literatura fantástica
Algumas obras utilizadas na disciplina de Fantasia

Não obstante, tive a oportunidade de voltar à sala de aula para a realização do estágio em docência, o qual optei por cumprir, mesmo sem ser uma obrigatoriedade do programa. Vi no estágio a oportunidade de compartilhar meus estudos e trocar ideias com mais estudantes sobre a minha área de pesquisa. Assim, fiquei encarregada de conduzir, com o auxílio do meu orientador, a disciplina de Arte, Literatura e Fantasia na graduação de inglês.

A ementa inicial da disciplina contemplava somente a literatura fantástica da cultura anglófona, porém deliberei com meu orientador e conseguimos expandir a proposta para abranger a literatura fantástica no mundo ocidental, basicamente seguir os caminhos da fantasia desde a Europa, com origens no Romantismo Alemão, passando pelo estilo Gótico na América do Norte, até chegar à América Latina com a expressão do Realismo Maravilhoso.

No início, sempre bate uma tensão antes de encarar uma  nova turma, todavia, com o desenrolar das aulas, vamos conquistando mais segurança no papel de professor(a), principalmente quando ministramos uma matéria que amamos (como foi esse o caso).

arte literatura fantasia estágio docência
Registro da última aula com essa turma fantástica.

A disciplina consistiu numa viagem fantástica pela literatura na companhia de grandes autores, como Hoffman, Potocki, Gogol, Guy de Maupassant, Tolkien, Edgar Allan Poe, Lovecraft, Chambers, García Márquez, Cortázar, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Murilo Rubião, J. J. Veiga, Colasanti e outros. Foi uma experiência marcante para mim, e por mais que houvesse altos e baixos, o resultado foi bastante satisfatório.

Minha maior gratificação enquanto professora é poder acompanhar a evolução das reflexões críticas dos alunos sobre a obra literária, saber que me esforcei para tornar aquela disciplina o mais interessante possível, utilizando diversas formas de interdisciplinaridade com a arte, por meio de pinturas, artes visuais, música, filmes ou curta-metragens, na tentativa de extrapolar o texto literário e tornar a experiência ainda mais profunda e significativa.

Cada professor tem seus métodos e cada turma tem suas disposições, o professor deve observar a turma, sintonizar e aperfeiçoar as técnicas até acertar o tom, vale mudar de estratégia, promover dinâmicas, mas sobretudo ser coerente no que diz e faz. A educação é a forma mais revolucionária de transformar o mundo. Nesse processo, nem todo dia é florido, mas não devemos deixar jamais de regar nossa profissão com otimismo e esperança, até que um dia os resultados venham a florescer.

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s