| Conto Nacional | Os homens que descobriram cadeiras proibidas, de Ignácio de Loyola Brandão

Not Falling Apart by Rachmat Lianda
Not Falling Apart by Rachmat Lianda / Fonte: RedBubble

Olá, leitores. Tudo bem com vocês?
Como já mencionei em textos anteriores, tenho preferido ler mais contos tanto pela questão de tempo, quanto por acreditar que esta é uma das melhores formas de conhecer a escrita de novos autores. Pensando nisso, resolvi criar um espaço para apresentação de contos tanto nacionais quanto estrangeiros, mas não serão textos complexos ou análises profundas, apenas apresentação e indicação de leitura.

Para começar, escolhi o conto Os homens que descobriram cadeiras proibidas do livro Cadeiras Proibidas, de Ignácio de Loyola Brandão. Em linhas gerais, o conto narra um episódio na história de um sujeito que, certo dia, recebe a visita inesperada de alguns policiais. Estes, por sua vez, acusam-o de portar uma espécie de cadeira que é proibida por lei, mas que até então essa informação não podia ser divulgada para a sociedade. Sem muitas explicações, uma série de diálogos aparentemente aleatórios começam a se conectar, fazendo da situação cômica apesar de trágica.

Os homens não bateram, porque há muito naquela cidade, ou país, a polícia não precisava bater para entrar. (p. 11)

Esse início lhe lembra alguma história? Para mim, está clara a referência as narrativas kafkianas, porém muito mais próximas de nós brasileiros. O conto tem exatamente quatro páginas, na minha edição, mas nem de longe ele se encerra no fim. Alguns questionamentos são levantados e permanecem na nossa mente por longos dias. Entre eles estão: abuso de poder das autoridades, vulnerabilidade da população, omissão das políticas, supressão de informações, entre outras tantas relacionadas à ditadura militar e à nossa atual situação política. Só lembrando que esse conto (assim como os demais da coletânea) foram publicados originalmente na década de 1970, durante o período da Ditadura, intitulados “crônicas” no jornal Última Hora.

Recapitulando, este é o primeiro de uma série de posts sobre contos que tentarei trazer para vocês. Assim, fica aqui uma excelente dica de leitura, divirtam-se e compartilhem conosco suas experiências. Boas leituras!

Nota: 💚💚💚💚💚

Ficha Técnica

Cadeiras Proibidas, de Ignácio de Loyola Brandão
Clique para ampliar

Título: Cadeiras Proibidas
Conto: Os homens que descobriram cadeiras proibidas 
Autor: 
Ignácio de Loyola Brandão
Editora: 
Global
Edição:
2010
Ano da obra / Copyright: 
2004
Páginas: 
144 (11-14)
Skoob:
Adicione
Compare e compre: Buscapé | Amazon

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s