Os Vivos, O Morto e O Peixe-Frito

Os Vivos, O Morto e O Peixe-Frito - Ondjaki

Não existe algo mais complicado que o diálogo entre várias pessoas de diferentes países. É nessa situação que se encontram os personagens do livro “Os Vivos, O Morto e o Peixe-Frito” do escritor e cineasta angolano Ondjaki, porém apesar das diferenças os personagens têm um ponto em comum, o idioma, são todos naturais de países lusófonos.

O livro é uma peça teatral que conta com 13 personagens dos países lusófonos – Angola, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. O livro publicado e lançando no FestLuso desse ano em Teresina, recebe a marca do evento. Em alguns momentos o texto torna-se complicado para um brasileiro ler por conta das gírias e significados diferentes que os países acima citados dão a algumas palavras, entre elas “Casa de banho” que equivale a banheiro, entre outros. Porém depois de algumas páginas torna-se mais fácil e o texto flui naturalmente.

O texto é curto e beira o cômico, trata de temas cotidianos e de como a vida entrelaça as pessoas, fazendo das nossas vidas uma grande teia de relacionamentos, que nos faz constatar a cada dia que passa, que o mudo é pequeno. Devo acrescentar que faltou um brasileiro para incrementar e contribuir no desenvolvimento do enredo desse drama com um humor quase cáustico. Apesar do discurso político equilibrado e da sociolingüística presentes no texto, temos também uma anarquia de idéias construtoras das liberdades humanas.

É difícil classificar os personagens como primários e secundários, embora haja ênfase ao romance entre Guilhermina (Mina) e João Jonny Mouraria (J.J.Mouraria), que são usados para ilustrar um dos inúmeros temas tratados no texto, nesse caso a gravidez e o casamento precoce. O livro além de cômico chega a ser crítico e reflexivo. Recomendo-o a todos, embora nem todos tenham a facilidade de acesso ao livro, por este não está a venda em livraria.

Se você quiser ler o livro pode fazer o download dele  AQUI.

Autor:

Ondjaki
Ondjaki
Anúncios