Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Ao me ver vasculhar o céu através das lentes de um telescópio, Dante cochichou:
— Um dia vou desvendar todos os segredos do universo.
Achei graça.
— E o que você vai fazer com esses segredos, Dante?
— Saberei quando chegar a hora — respondeu. — Talvez mudar o mundo.
Benjamin Alire Sáenz, Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo, Cáp. 10.

Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo. Ao ler esse título me perguntei: Qual seria essa relação entre Aristóteles [Filósofo grego, 322 a.C.] e Dante (Alighieri) [Escritor e Político italiano, 1265]? Quais seriam esses ‘segredos do universo’ que os ligaria? Então resolvi ler algumas resenhas sobre o livro e descobri que ambas personalidades foram usadas apenas como referência e que não possuíam ligação direta com a história. Mas ainda assim esse título mexeu bastante comigo, o que não me restava outra alternativa a não ser ler o quanto antes. E foi o que fiz!

Benjamin Alire Sáenz
Benjamin Alire Sáenz

A curiosidade foi tamanha que não resisti, acabei adquirindo o ebook, pois não conseguiria esperar até comprar o livro físico. Não me arrependi em momento nenhum. Além disso, vale lembrar que o livro começou a me emocionar logo nas primeiras páginas, quando o autor dedica a história À todos os garotos que tiveram que aprender a jogar com regras diferentes”. De certa forma me senti contemplado, pois a sociedade em que vivemos está sempre nos impondo regras novas sem que antes levem em consideração as nossas próprias regras. Outro ponto que me fez favoritar este livro foi o fato de me sentir muito semelhante aos personagens.

Tinha a sensação de que havia algo de errado comigo. Acho que eu era um mistério até para mim mesmo. Que saco. Eu tinha sérios problemas. (Cáp. 04)

Apesar de pertencer à literatura americana, tanto o autor como os personagens são de descendência mexicana. Ari e Dante, como preferem ser chamados, são adolescentes de 15 anos e se conheceram durante as férias de verão. Mas, apesar da aproximação repentina entre eles, Ari e Dante são completamente opostos, como a própria sinopse já mostra. Porém, como afirma a Lei de Coulomb [lei da física] “os opostos se atraem”, e foi exatamente isso que aconteceu. De desconhecidos, Ari e Dante passaram a melhores amigos.

Narrado em primeira pessoa, a história propicia ao leitor conhecer tudo sob a óptica de Ari. Por ser o personagem mais enigmático e depressivo, a narrativa acaba ganhando um tom de confissão, ou seja, o leitor se sente extremamente íntimo do personagem. Esse ponto também faz com que nos identifiquemos mais com Dante, pois vamos conhecendo ele junto com o Ari e percebendo em quais pontos ele se torna importante na vida do outro.

Secrets of the Universe (By Lauren Baldo)
Secrets of the Universe (By Lauren Baldo)

Durante a história vamos nos reconhecendo em vários momentos, principalmente os primeiros de nossas vidas: Primeiro – beijo, melhor amigo, dormida fora de casa, briga séria, pedido de desculpas, etc. É quase impossível não sentir-se nostálgico após a leitura, principalmente ao perceber que estamos envelhecendo e que o que foi extremamente importante antes, hoje são apenas lembranças (não tão vivas assim). Mas ainda há quem diga que um grande amor nunca se esquece.

Assim como Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, outros títulos com personagens centrais homossexuais vêm surgindo. Já li alguns deles [Garoto Encontra Garoto, Will & Will, O Segredo de Brokeback Mountain, O Preço de Ser Diferente] mas nenhum deles me emocionou tanto. Até gosto de “romances gays”, apesar de não gostar do rótulo, mas prefiro pensar neles como um romance que aborde relação entre pessoas. E foi exatamente nesse ponto que Sáenz me ganhou. Ele constrói uma história de relacionamentos [amizade, companheirismo, confiança, amor], a qual cabe a qualquer pessoa idealizar, independente de orientação sexual.

Este é mais um lindo romance que, sem dúvida, seria uma história que muita gente desejaria ter vivido. Super recomendo!

Curiosidades

  • Em 2013, o livro foi escolhido como ‘livro de honra’ do Michael L. Printz Award, Stonewall Book Award, entre outros.

BookTrailer (Em Inglês)

Postagens relacionadas

Ficha Técnica

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do UniversoTítulo: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor(a): Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Tradução: Clemente Pereira
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2012
Páginas: 392
Skoob: Adicione
Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s